Buscar

Quais os quatro principais hormônios do ciclo hormonal feminino e onde são produzidos?

💡 2 Respostas

User badge image

Régis Ferreira

Progesterona

Esse hormônio é produzido pelos ovários e regula o ciclo menstrual, preparando o útero para receber o óvulo fertilizado e impedir que ele seja expelido pelo corpo. Seus níveis aumentam logo após a ovulação. Caso ocorra uma gravidez, eles se mantêm altos para permitir o desenvolvimento das paredes do útero.

Portanto, esse hormônio é fundamental para o processo da gestação. Por outro lado, se não houver um óvulo fertilizado, os ovários deixam de produzir progesterona, o que leva à descamação do revestimento uterino, causando, então, a menstruação.

Estrogênio

Também chamado de estrógeno, é um hormônio sexual produzido pelos ovários e liberado no ciclo menstrual. Durante a puberdade, ele determina as características femininas, como tamanho dos seios, maturação do aparelho reprodutor e distribuição de gordura no quadril, nádegas e coxas.

Também controla a ovulação e prepara o útero para a reprodução. Na menopausa, os ovários param de produzir estrogênio. Por esse motivo, às vezes é necessário fazer reposição hormonal com acompanhamento médico.

Ocitocina

Conhecida como “hormônio do amor”, a ocitocina é produzida pelo cérebro e melhora o humor e a interação social, diminui a ansiedade e a depressão, além de aumentar a ligação entre parceiros e o prazer nas relações sexuais. Também tem papel essencial durante o parto e a fase de amamentação.

Se os níveis de ocitocina estiverem baixos, é possível fazer a reposição por meio de cápsulas, líquido ou spray. Vale lembrar que isso deve ser feito segundo orientação médica.

HCG

HCG é a sigla para Ganadatrofina Cariônica Humana e é um hormônio produzido pelas células que formam a placenta durante a gestação. Enquanto a mulher está grávida, a produção de HCG aumenta para manter os níveis de progesterona no organismo e auxiliar no alinhamento e desenvolvimento do útero. Por isso, é feito um exame para analisar a quantidade de HCG no sangue e, assim, detectar uma gravidez.

Enfim, os principais hormônios femininos são extremamente importantes no funcionamento correto do organismo. Qualquer distúrbio nos níveis pode causar problemas graves tanto durante a gestação quanto na rotina de qualquer mulher que não esteja grávida. Por esse motivo, o recomendado é contar com um acompanhamento médico para verificar periodicamente as taxas hormonais.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais