Buscar

As liberdades previstas na Constituição de 1988 são ilimitadas? Qual a relação das liberdades com a dignidade da pessoa humana?

💡 1 Resposta

User badge image

Daniel Teles

As liberdades previstas na Constituição Federal não são ilimitadas. É importante entender que não há direito absoluto previsto na Constituição, nem mesmo o direito à vida. Assim sendo, o exercício das liberdades deve ocorrer de forma consentânea com os nortes estabelecidos pelo ordenamento jurídico, sobretudo com o que dispõe o texto constitucional. Nesse prisma, a relação das liberdades com o princípio da dignidade da pessoa humana pode ser resumida na ideia de que o exercício da liberdade não pode ferir a dignidade da pessoa humana, norte principiológico do ordenamento jurídico brasileiro. Podemos concluir, assim, que quando o exercício da liberdade violar a dignidade da pessoa humana, tal ato será abusivo e inadmitido, figurando-se contrário ao que prega nossa Carta Maior.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais