A maior rede de estudos do Brasil

Pergunta do curso de pedagogia

Segundo Bassalobre (2007) vivenciamos um tempo de crise paradigmática que tem implicações em nossas concepções e práticas pedagógicas e que, necessita ser estudada e analisada enquanto fenômeno cultural, em suas dimensões históricas, políticas, econômicas e sociais. Em relação a essa crise paradigmática e suas implicações na educação, julgue os itens a seguir.

I A crise paradigmática esta intrinsicamente relacionada ao modelo de racionalidade ou de produção dos conhecimentos o que envolver polêmicas e questionamentos acerca das relações entre ciência e sociedade, mas que não tem implicações diretas na educação e suas práticas.

II As discussões em torno da crise paradigmática que envolve a educação indicam que no contexto de complexidades que vivemos, é indispensável uma reformulação de nossa estrutura organizacional educativa, dos conteúdos e procedimentos didáticos e das relações entre professores e alunos.

III Para tornar a educação mais crítica é essencial uma mudança de mentalidade que englobe a construção de um conceitos mais complexo de educação, abarcando todas as suas dimensões, bem como de novas práticas de ensino e aprendizagem, incluindo aquelas voltadas à formação dos professores.

IV A denominada crise paradigmática resultou das transformações econômicas, sociais, políticas e culturais que vivenciamos nas últimas décadas que nos colocaram diante de um mundo singularmente novo e consequentemento, de novas demandas educacionais.

A)    I, II, III e IV

B)     I, II e III, apenas

C)     I, III e IV , apenas

D)    II, III e IV, apenas

II e IV apenas

Pedagogia

CEUCLAR


1 resposta(s)

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes