A maior rede de estudos do Brasil

TUDO

As formas como nos relacionamos com os nossos pares são condicionadas pela maneira que compreendemos os nossos papéis sociais e os papéis sociais de nossos interlocutores. A partir desta perspectiva, assinale a alternativa CORRETA quanto aos objetos das relações humanas:

a) Cachorros, gatos, animais domésticos.b) Amigos, inimigos, execução de trabalhos, sua casa.c) Carros, animais, móveis e utensílios.d) Pessoas, amigos, colegas de trabalho, parentes.  

2.Comunicamo-nos com tanta frequência que nem atentamos para as formas de comunicação. Cada forma de comunicação tem suas potencialidades e deve ser usada de acordo com o objetivo e a mensagem que se deseja passar aos interlocutores. Sobre as diferentes formas de comunicação, assinale a alternativa CORRETA que apresenta apenas sistemas de comunicação interpessoal:

a) Comunicação falada, escrita, por imagem.

b) Lápis, caneta, papel.

c) Aparelho de televisão, rádio e celular.

d) Carro, fala, materiais químicos.  

3.O termo sociedade é entendido como um sistema de símbolos, valores e normas. Também é comumente utilizado para referir-se ao coletivo de cidadãos de um país. Nas sociedades, todos os indivíduos possuem papéis e posições sociais bem definidas, especialmente nas sociedades ocidentais. Com base nesses pressupostos, associe os itens, utilizando o código a seguir:


I- Classe social.

II- Papel social.


(    ) Refere-se a um tipo de estratificação social que tem por base critérios estritamente econômicos.

(    ) São características distintas das diferentes interações sociais dos indivíduos, seja na casa, na rua ou no trabalho.

(    ) É o conjunto de normas, direitos e deveres que tornam o comportamento dos indivíduos socialmente aceitos.

(    ) São caraterísticas que determinam hierarquias, posições sociais e de poder entre os grupos sociais.


Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) I - II - II - I.b) I - II - II - II.c) II - I - II - II.d) II - I - I - I.  

4.Dizemos dessa que consiste em uma das primeiras características do ser humano. Seria por meio dela que constituiríamos os princípios e valores morais e éticos que orientam nossos atos. A comensalidade seria uma das suas expressões mais prazerosa. A que estamos nos referindo?

a) Religião revelada.

b) Estratificação social.

c) Sociabilidade humana.

d) Sociedade moral.  

5.Um dos primeiros problemas que se colocam com relação ao ser humano está em sua definição. Há uma enorme dificuldade em nos definirmos, em razão da imensa diversidade que nós apresentamos entre nós. Entretanto, essa diversidade se dá em torno de certas características específicas, e são essas que nos definem. Quanto aos princípios pelos quais podemos definir os seres humanos, analise as sentenças a seguir:


I- Os seres humanos são seres sociais e se definem como tal.

II- O ser humano já nasce como tal, prescindindo do convívio.

III-Ambos, linguagem e trabalho, importam em nossa definição.

IV- A natureza humana única se verifica em nossa uniformidade.


Assinale a alternativa CORRETA:

a) Somente a sentença I está correta.

b) As sentenças II, III e IV estão corretas.

c) As sentenças I e III estão corretas.

d) As sentenças I e IV estão corretas.  

6.A empatia consiste em ser capaz de se colocar no lugar do outro e ser sensível às necessidades, crenças e valores desse. O sentimento de empatia implica portanto em estar atento ao outro, escutá-lo e tratá-lo da maneira que gostaríamos de sermos tratados, bem como um sentimento de contentamento em estar na companhia do outro. Nesse sentido, a empatia facilita as relações sociais, possibilitando aquele que a exerce ter bom trânsito na vida em sociedade. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a característica que impede o exercício da empatia:

a) Se mostrar interessado pelo outro.

b) Não ter tolerância com a diferença.

c) Gostar da companhia de outras pessoas.

d) Transmitir uma imagem positiva.  

7.É muito importante para o profissional causar uma boa impressão e ter uma boa imagem junto a seus colegas e clientes. A boa imagem constrói-se em um processo, sendo resultado de repetidas interações sociais. Compõem a boa imagem: o comportamento, a postura, a competência, a habilidade, os conhecimentos, os hábitos e a ética. Um dos momentos da construção da boa imagem está na fase denominada "imagem inicial". Quanto à imagem inicial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


(    ) A imagem inicial forma-se nos primeiros três segundos de interação.

(    ) A imagem inicial adquire um valor positivo se você demonstra respeito.

(    ) A imagem inicial não é prejudicada por eventuais atrasos e faltas.

(    ) A imagem inicial é positiva se você se vale de uma comunicação pessoal.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) V - V - F - F.

b) F - V - F - V.

c) V - F - F - V.

d) F - V - V - F.  

8.Nos nossos relacionamentos interpessoais devemos nos guiar por determinados princípios éticos. São princípios éticos elevados em nossas relações com os outros que garantem, não só um bom relacionamento com essas, mas também a consecução do bem maior. Somente considerando princípios éticos e nos guiando por esses que podemos evitar que nossos atos tragam prejuízo a outrem. Com relação aos princípios éticos que devemos observar para um bom relacionamento com os outros, analise as afirmativas a seguir:


I- A compreensão do outro passa pela compreensão de nós mesmos.

II- Todos temos necessidades iguais e devemos nos adequar a essas.

III- O convívio não é necessário e somente desejável em alguns casos.

IV- Devemos mostrar interesse e ajudar somente a quem conhecemos.


Assinale a alternativa CORRETA:

a) Somente a afirmativa I está correta.

b) As afirmativas I, II e III estão corretas.

c) As afirmativas I e II estão corretas.

d) As afirmativas II, III e IV estão corretas.  

9.Nós somos levados a nos associar a um determinado grupo social em razão da resposta que esse possa dar a nossas necessidades interpessoais. Ao nos relacionarmos com os outros membros dos grupos nos quais nos inserimos, nós estamos buscando satisfazer uma dessas necessidades interpessoais que nos levam a integrar esses grupos. Quando dizemos que essa necessidade nos leva a identificar nosso papel e responsabilidade no grupo, a que estamos nos referindo?

a) Necessidade de Controle.

b) Necessidade de Afeição.

c) Necessidade de Inclusão.

d) Necessidade de Sobrevivência.  

10.Desde os primeiros homens que habitaram a terra, a comunicação serviu para ligar uma geração à outra. A história da comunicação nos revela o desenvolvimento das formas de comunicação e a importância daquilo que foi registrado por nossos antepassados para a geração atual. Analisando a história da comunicação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


(    ) Os registros deixados nas pedras por meio de desenhos rupestres constituem-se em informações importantes para a sociedade moderna para compreender a vida dos primeiros homens. 

(    ) Os registros históricos através da escrita foram um importante meio de comunicação que o homem encontrou para preservar sua história para as gerações futuras. 

(    ) A comunicação, por meio dos sistemas eletrônicos, foi o primeiro sistema de comunicação da humanidade.

(    ) A escrita como forma de comunicação foi inventada pelos europeus no século V a.C., e foi um dos grandes marcos evolutivos da humanidade.


Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) V - V - F - F.

b) F - V - F - F.

c) V - F - F - V.

d) F - F - V - F.  


1 resposta(s)

User badge image

Jaqueline Francescon

Há mais de um mês

Não ter tolerância com a diferença
Não ter tolerância com a diferença

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes