A maior rede de estudos do Brasil

Conhece muitos métodos de alfabetização e letramento? Dos que você conhece qual utiliza?

Pedagogia

UNOPAR


3 resposta(s)

User badge image

Emanuele Cavalheiro

Há mais de um mês

modelo infantil com a parte ludica


modelo infantil com a parte ludica


User badge image

Anielly Moro

Há mais de um mês

MÉTODO SILÁBICO

COMO É: Considera a sílaba a unidade linguística fundamental, já que, na prática, só se pode pronunciar a consoante juntamente com a vogal. Começa-se pelas sílabas formadas por uma consoante e uma vogal, até chegar às mais complexas.

COMO FUNCIONA: Em geral, o processo se apoia em cartilhas que apresentam as famílias silábicas, que podem ser associadas a desenhos ou palavras-chave, cujas sílabas iniciais são destacadas. Aos poucos, o aluno entra em contato com pequenos textos.

VANTAGENS: O método enfatiza uma unidade facilmente identificável com o som, já que, na fala, pronunciamos sílabas, e não letras ou sons separados. Assim, não é preciso analisar cada elemento da palavra para decifrá-la.

MÉTODO FÔNICO OU FONÉTICO

COMO É: Desenvolvido na França e na Alemanha, parte da relação direta entre o fonema e o grafema. Começa sempre dos sons mais simples para os mais complexos, das vogais para as consoantes. Por fim, formam-se as sílabas e as palavras.

COMO FUNCIONA: Há várias maneiras de apresentar os fonemas, partindo de palavras significativas para os alunos ou relacionando uma palavra a uma imagem e a um som. Há exemplos na clássica Cartilha Nacional, do século 19.

VANTAGENS: Ao aproximar fonemas e grafemas, o método estabelece relação direta entre a escrita e a fala, outra característica básica de sistemas alfabéticos, abrindo caminho para a codificação e a decodificação dos textos.

User badge image

Taciane Fernandes

Há mais de um mês

O método do alfabeto fônico. Uma metodologia de grande resultados.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes