Buscar

Quando e como surgiu a filosofia segundo os historiadores?

Quando e como surgiu a filosofia segundo os historiadores?


💡 3 Respostas

User badge image

Merlinda Chay Oliveira

filosofia ocidental surgiu na Grécia antiga no século VI a.C. A partir de então, uma sucessão de pensadores originais – como Tales, Xenófanes, Pitágoras,Heráclito e Protágoras – empenhou-se em responder, racionalmente, questões acerca da realidade última das coisas, das origens e características do verdadeiro conhecimento, da objetividade dos valores morais, da existência.
0
Dislike1
User badge image

Siomara Ferreira

filosofia nasceu na Grécia antiga, no início do século VI a.C. Tales de Mileto é reconhecido como o primeiro filósofo, apesar disso, foi outro filósofo, Pitágoras, que cunhou o termo "filosofia", uma junção das palavras "philos" (amor) e "sophia" (conhecimento), que significa "amor ao conhecimento"

0
Dislike0
User badge image

Frederico

Vou tentar respondê-lo de uma forma diferente defronte as outras respostas.

A filosofia tem seu berço no período da Grécia clássica ( século Vi a.C ), com, acredita-se, Tales de Mileto, fundador da escola jônica, localizado na Ásia menor, atual turquia. Embora alguns orientalistas acreditem que outros filósofos ( do oriente ) tenham o precedido, como Hermes Trimegisto, a posição mais unânime na academia é que a origem da filosofia é propriamente ocidental. Por conta dessas controvérsias, nos ocuparemos de Tales como primeiro Filósofo ocidental. Com enfoque no ocidente, a origem da filosofia é propriamente concebida como Gênio Helênico. O método utilizado para entender suas origens se concentra no contexto em que a filosofia germinou, já que a filosofia, como qualquer forma de pensar, está intimamente ligada ao seu período, foi predisposta e propiciada por certas condições e fatores que a filosofia da história possui o papel de examinar. A filosofia, conforme estudiosos, surge no contexto da pólis, a ascenção do lógos ( discurso ), dialogal, público e decisional foi responsável pela melhor execução argumentativa dos gregos, com a intenção de convencer uns aos outros de suas crenças, a dicotomia entre dóxa ( opinião ) e aletheia ( verdade ) ficou muito mais evidente. Fatores como a linguagem ( pensamento abstrato ), calendário ( tempo abstato ), moedas ( signo para trocas abstrato ) vieram a influenciar maior capacidade de abstração nos gregos. A ascenção da busca dos fins últimos e arché ( concebida por origem da natureza ) se deve muito ao exercício da linguagem, que segundo Warner Jaeguer em Paideia, foi "projetada" pelos gregos no universo. Um exemplo: cosmos significa ordem da natureza, entretanto, o significado original relacionava-se à sequência de dança, organização pública, sequência dos adornos, vê-se uma evolução no vocabulário grego. Outro exemplo, a palavra aletheia ( verdade igual para todos ) significava "não esquecimento", a-lethé. Não esquecimento do poeta, que não se deixava esquecer da verdade e não podia deixar a humanidade esquecê-la concedida pela deusa Mnemosyne; "a verdade é não esquecer". Essa é minha explicação de como e quando a filosofia surgiu. Abraços :)
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais