Buscar

A duvida é referente a esse texto, a resposta é discursiva.

O ciclo de vida dos sistemas é considerado um processo evolucionário constituído de fases pelas quais um sistema passa desde seu planejamento até sua obsolescência e, consequentemente, a necessidade de replanejamento. Perceber o ciclo de vida e os seus fatores críticos de sucesso é uma questão fundamental para ajudar a alcançar a eficácia dos sistemas de informação. Pressman (2011) salienta que a escolha do modelo que segue na questão decorre do fato de ser um modelo clássico, com fases distintas e fluxo de processo linear, tendo, realmente, aplicabilidade em situações em que os requisitos são bem definidos e estáveis. Observe o modelo do ciclo de vida dos sistemas de informação e disserte sobre quatro etapas.

💡 3 Respostas

User badge image

Maikon Rodrigues

este é o modelo de ciclo de vida.

1
Dislike0
User badge image

Guilherme Araújo

Basicamente é pra tu escolher 4 das fases citadas abaixo e discorrer sobre elas.


• Necessidades: É o momento inicial, no qual são definidos os pontos que o sistema deverá resolver. Tanto pode ser tratado como o ponto de partida, como também é o de retorno do ciclo de vida.

• Análise: É a etapa na qual analistas e usuários definem os problemas e especificam as soluções a serem encontradas.

• Projeto: Aqui se faz o detalhamento daquilo que foi escolhido para ser feito. Nessa etapa são especificados também os aspectos organizacionais, humanos e tecnológicos que irão compor o sistema.

• Construção: Nessa etapa, o sistema ganha suas características. Com a equipe de desenvolvimento capacitada e bem informada do que será feito, é construído o sistema utilizando ferramentas específicas, como as linguagens de programação e banco de dados.

• Instalação: É o momento em que o sistema é disponibilizado. Parece simples, mas esse pode ser um processo demorado, dependendo do número de usuários, capacidade de operação e complexidade do setor a ser informatizado.

• Produção: É o momento da interação com o ambiente. Onde o usuário começa a alimentá-lo. No decorrer do tempo, é desse ponto que surgem as necessidades de melhorias, muitas vezes para atender a uma demanda dos processos organizacionais e, outras vezes, para adequar a evolução e a mudança de tecnologia empregada.

•Manutenção: Para que o sistema sempre funcione conforme o proposto e também conforme o esperado, algumas alterações devem ser feitas, e por muitas vezes essas manutenções levam ao início deste ciclo de vida.

1
Dislike0
User badge image

Regina

Construção, análise, projeto
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

Atividade discursiva, Sistemas de Computação e de Informação

Sistemas de Computação e Informação

PITÁGORAS

User badge image

pedro silva