Buscar

QUAIS AS POSSÍVEIS E PROVÁVEIS PATOLOGIAS DO SISTEMA CONSTRUTIVO PAREDE DE CONCRETO

💡 1 Resposta

User badge image

Lucas Tenório Arruda

Oi, Luis. Quando utilizamos a tecnologia parede de concreto, devemos nos atentar à alguns pontos, como por exemplo:

  • Integridade das fôrmas: é extremamente importante que os paineis estejam em prefeito estado de conservação. Amassados, furos nata de concreto em suas laterais deixam heranças malditas no pós-estrutura. Calombos que aparecem nas paredes e precisam ser lixados, demandando muita mão de obra.


  • Ligação das formas com gravatas (faquetas), pinos e cunhas. Uma faqueta não colocada pode resultar na abertura da fôrma durante a concretagem, levando, na melhor das hipóteses, ao embarrigamento da parede - em casos piores, você vai ter uma cachoeira de concreto e uma dor gigantesca no bolso.


  • Importante a perfeita execução das instalações antes da concretagem. A fixação das caixas de elétrica, por exemplo, necessita de grande atenção, já que elas receberão toda a pressão do concreto e podem acabar se desprendendo durante a concretagem. Mesma coisa com a hidráulica na laje, deve estar bem presa à armação para que não ocorra a emersão da mangueira durante a concretagem.


  • Imprescindível a utilização de desmoldante nas faces das fôrmas que estarão em contato com o concreto. Facilita a desfôrma.


  • Lavagem das paredes com lavadora de alta pressão. O desmoldante fica na parede, se não lavar, pode prejudicar a aderência do acabamento.


  • Concreto: sempre bom trabalhar com um produto que tenha boa fluidez. O concreto precisa escorrer por dentro das fôrmas com facilidades. Concreto que tenha uma flow baixo vai gerar problemas como bicheiras. Se atente à quantidade de aditivo que a usina coloca no concreto.


É basicamente isso.


Abs

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais