Buscar

Como a análise do comportamento vê os sentimentos? Eles realmente nunca causam um comportamento mesmo quando pensamos em cadeias de comportamentos?

Por exemplo, se alguém fica bravo com o chefe por algum motivo, mas não diz e faz nada para ele. Então o filho faz algo de errado e a pessoa grita e briga muito com a criança (o que o filho fez não é grave e em qualquer outro dia a mãe não teria nem ligado).

Nesse caso não dá para dizer que o sentimento de raiva anterior (da situação com o chefe) foi uma das causas de ela ter brigado com a criança?

💡 5 Respostas

User badge image

Michelle Luz

Os sentimentos são comportamentos privados. Eles podem ser analisados pela analise das contingências como qualquer outro comportamento público. Como parte da análise, os sentimentos não causam nenhum comportamento, sendo pelo fato que eles existem por causa de algo. Para a pessoa estar brava como no exemplo, algo fez ela ter esse sentimento., ou seja, sentimento é a consequência. Falar que sentimentos causam comportamentos faz com que a lógica de uma abordagem não dualista não se mantenha, pois algo interno não pode ser o único contexto que causa uma resposta e consequentemente sua consequência.

1
Dislike0
User badge image

Correia S.

Ótima pergunta! Pelo que eu entendi, a noção comportamental que Skinner introduz é de tentar voltar o olhar do analista para os antecedentes(história de vida) e não sobre os eventos internos ou mentais. Quando ele fala sobre sentimentos não gerarem comportamentos ele quer dizer que eles não são a causa mas produtos das contigências ambientais e históricas a que o indivíduo está expostos, isto é, sentimentos e emoções nada mais são que respondentes internos do nosso corpo (taquicardia,sudorese, tremor, "vontade de chorar", etc) que são denominados e dotados de significado por nossa comunidade verbal (cultura).

No exemplo que você cita, acho que analise deve ser um pouco mais complexa.. temos que analisar: que elementos da história de vida dessa mãe foram estabelecidos para que ela acredite que brigar é uma forma de educar a criança? Como ela aprendeu a descarregar suas tensões emocionais? O que agir dessa forma com a criança produz de consequência para ela? Se a criança fizesse qualquer outra coisa ela agiria da mesma forma? E por quê? A "causa" do comportamento de briga dela foi a raiva ou o que o chefe fez?

São diversos fatores que fazem com que uma pessoa se comporte de uma dada forma. Dizer que alguém se comporta simplesmente por que experiencia um sentimento específico significa ignorar também os diversos outros fatores. Em todo caso, é só refletir também, porque quando com raiva ela age assim e outras pessoas em situações semelhantes não? Se somente o sentimento de raiva é a causa, porque outras pessoas não agem da mesma maneira?

1
Dislike0
User badge image

Kellen Costa

Skinner fala sobre como é possível ter acesso a estímulos e comportamentos privados (pensamentos, por exemplo). Ele também diz que todo comportamento inicialmente é aprendido de forma aberta (a situação com o chefe, por exemplo), depois passa para uma situação encoberta (raiva, medo, etc) devido as contingências (sociais) que o produziram. Então, qualquer hora essa condição encoberta pode se tornar aberta (reprodução com o filho). E pode também variar de acordo com as contingências que o indivíduo interage. Ou seja, pode-se analisar um comportamento até então encoberto a partir do momento que se torna aberto / visível ou através de uma descrição (quando o indivíduo fala sobre o comportamento encoberto).

1
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais