Buscar

Para que serve os símbolos e fórmulas que forma os Aldeídos?

💡 2 Respostas

User badge image

Jefferson Pinheiro

Os aldeídos são compostos que apresentam o grupamento carbonila (C=O) na extremidade da cadeia, ou seja, o carbono da carbonila é primário. O odor dos aldeídos que têm baixo peso molecular é irritante, porém, à medida que o número de carbonos aumenta, torna-se mais agradável. Se apresentam sob a forma gasosa, líquida ou sólida e os aldeídos de cadeias pequenas são solúveis em água devido as ligações hidrogênio que fazem, ganhando apolaridade conforme a cadeia de carbonos aumenta. Um fato interessante sobre os aldeídos é que as suas moléculas não realizam ligação hidrogênio entre si, atraindo-se por forças de dipolo permanente.

2
Dislike0
User badge image

Cesar Morais

Os aldeídos são compostos que apresentam o grupamento carbonila (C=O) na extremidade da cadeia, ou seja, o carbono da carbonila é primário. O odor dos aldeídos que têm baixo peso molecular é irritante, porém, à medida que o número de carbonos aumenta, torna-se mais agradável. Se apresentam sob a forma gasosa, líquida ou sólida e os aldeídos de cadeias pequenas são solúveis em água devido as ligações hidrogênio que fazem, se tornando mais apolar conforme a cadeia de carbonos aumenta. Um fato interessante sobre os aldeídos é que as suas moléculas não realizam ligação hidrogênio entre si, atraindo-se por forças de dipolo permanente."

 

Neste contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

 

I. Aldeídos e cetonas são compostos que apresentam o grupo carbonila (C=O).

 

PORQUE

 

II. Este grupo dá origem à estruturas apolares.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.

Sua resposta

Correta

A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.

Comentário

Aldeídos e cetonas são funções orgânicas que apresentam o grupo carbonila (C=O). Esse grupo está presente na extremidade da cadeia no caso dos aldeídos e no meio da cadeia no caso das cetonas. Ele não dá origem à estruturas apolares, mas polares devido aos dois pares de elétrons não ligantes (não compartilhados) do oxigênio. Fonte: McMURRAY, J. Química Orgânica. Combo. 7ª edição. São Paulo: Cengage, 2012.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais