Buscar

Qual a diferença entre tratar do tema em um relato jornalístico e em uma pesquisa científica, com uso da metodologia apropriada?

a ) Na pesquisa científica, objetiva-se passar a mesma informação do relato jornalístico, diferenciando-se somente quanto ao viés do pesquisador, que se utiliza de uma linguagem mais sofisticada para apresentar seu ponto de vista.


b ) O relato jornalístico preocupa-se com a argumentação de maneira aprofundada sobre determinado problema levantado, por isso é tão importante buscar todas as fontes existentes sobre o assunto, sejam elas confiáveis ou não.


c ) O relato jornalístico preocupa-se, necessariamente, com a veracidade dos fatos, enquanto a pesquisa acadêmica tem maior foco na confiabilidade e precisão da linguagem científica utilizada.


d ) Tanto no relato jornalístico quanto na pesquisa científica é necessário apresentar o ponto de vista do autor desde o início do trabalho, para que não haja dúvidas quanto ao seu posicionamento.


e ) Na pesquisa científica, o uso de técnicas de pesquisa para a coleta e para a análise de dados possibilita validar e legitimar os argumentos discutidos. Dessa forma, hipóteses são testadas a fim de sustentar ou refutar teorias.

💡 11 Respostas

User badge image

PATRICIA BRONDANI

 Na pesquisa científica, o uso de técnicas de pesquisa para a coleta e para a análise de dados possibilita validar e legitimar os argumentos discutidos. Dessa forma, hipóteses são testadas a fim de sustentar ou refutar teorias. LETRA E

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais