Buscar

Nas operações de reorganização societária, seja por meio de transformação, incorporação, cisão ou fusão, deve-se observar com atenção a legislação

Nas operações de reorganização societária, seja por meio de transformação, incorporação, cisão ou fusão, deve-se observar com atenção a legislação societária e fiscal para que não haja risco de desconsideração do ato ou do negócio jurídico.

Determinada Distribuidora de Peça Automotiva deseja incorporar outra Pessoa Jurídica, tendo a sociedade incorporada imóveis e operações de compra e venda de mercadorias. Esta sociedade, então, o contrata para emitir parecer a respeito da incidência tributária nesta operação societária de incorporação.

Qual orientação você irá transmitir ao seu cliente?

💡 1 Resposta

User badge image

Fran Castro

Com o objetivo de fortalecer as sociedades nacionais, o legislador tornou inexigíveis alguns tributos nas operações societárias. Logo, será preciso passar ao cliente as seguintes informações:

- A Constituição Federal de 1988, em seu inciso I do § 2.º, artigo 156, estabelece em relação ao ITBI uma imunidade das operações de incorporação, fusão e cisão, salvo quando a transmissão de imóveis for a atividade preponderante da sociedade. 

- A Lei Kandir, LC n. 87/96, em seu inciso VI, artigo 3.º, instituiu isenção do ICMS relativamente a tais operações. Portanto, nas operações de fusão, cisão e incorporação não incidem nem o ITBI, nem o ICMS.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais