Buscar

Como realizar os resenhas Criticas das Atividades Complementares ?

💡 2 Respostas

User badge image

Camila Franco

Mãos Talentosas: A História de Ben Carson (2009)

Ben Carson era um menino pobre que, além de sofrer preconceito racial, não tinha perspectiva de um grande futuro, já que seu rendimento escolar era muito baixo.

A mãe de Ben, apesar de analfabeta e possuir dificuldades para ensinar o filho, procura uma forma de motiva-lo. Ela descobre a biblioteca do patrão e faz com que o garoto leia dois livros por semana. Ao se tornar um leitor voraz, o desempenho de Ben modifica completamente e, a partir de então, sua história toma um novo rumo, jamais esperado pelas pessoas ao redor.

O filme é baseado na história real de
Benjamin Solomon Carson
, o primeiro neurocirurgião que separou cirurgicamente crianças siamesas. Além disso, Ben é pediatra, psicólogo, escritor, professor, filantrópico e, atualmente, político estadunidense.

Pontos para reflexão
O poder da leitura:
Diante da leitura de livros literários, Ben tem a visão sobre si modificada, o que o impulsiona a ir mais longe.

Preconceito:
o menino aprende a lidar com esses desafios e sai do papel de vítima para protagonista de sua própria história.

Influência dos pais:
o filme aborda o papel fundamental dos pais que, no caso de Ben e de muitas famílias no mundo, são compostas somente pela figura materna. Mesmo com suas limitações, Sonya se esforça e desempenha um papel fundamental para mudar a história do filho.





O Aluno - Uma lição de vida (2010)

O filme é baseado na história real de
Kimani Maruge Ng’ang’a
, um queniano que foi preso e torturado por lutar pela liberdade de seu país. Aos 84 anos decide se matricular na escola primária, após ouvir no rádio um comunicado do governo de “educação para todos”. Para viver o sonho de saber ler e escrever, Maruge, o personagem que representa Kimani, precisa vencer obstáculos sociais, políticos, econômicos e educacionais.

Devido ao seu empenho e conquistas, o queniano foi convidado para fazer um discurso na sede da ONU, em Nova York, sobre o poder da educação. Sua história teve repercussão mundial.

Pontos para reflexão
Importância da educação:
apesar de não parecer essencial um senhor se alfabetizar, Maruge valoriza e reconhece o poder que a educação tem na formação e autonomia de um indivíduo. Um outro ponto a ser observado são como as crianças valorizam cada oportunidade que a simples e humilde escola oferece.



Preconceito:
o personagem teve que enfrentar preconceitos, revolta e desconfiança da vizinhança (sociedade). Vale ressaltar que as crianças, em sua pureza, não tiveram preconceito com o colega de classe idoso, muito pelo contrário, se inspiraram e respeitam seus ensinamentos de vida.

Determinação:
apesar de ouvir críticas, ser desencorajado e até mesmo sofrer agressões físicas, Maruge não desiste e corre atrás de seus direitos e sonhos, mesmo com os empecilhos que o governo e a população criava para ele.

Geração:
a professora, apesar de estranhar inicialmente, foi fundamental para que Maruge alcançasse seus objetivos. Ela se rei
0
Dislike0
User badge image

Camila Franco

Se for de filme eu achei essas opções.
A espero ter ajudado.
0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais