Buscar

Marcileia das Dores é funcionária na Empresa Princesa do Oeste Ltda. desde 06/07/2013. Ela recebeu o aviso de férias em 04/05/2015 comunicando-a

Leia atentamente o texto a seguir:

Marcileia das Dores é funcionária na Empresa Princesa do Oeste Ltda. desde 06/07/2013. Ela recebeu o aviso de férias em 04/05/2015 comunicando-a que do período de 04/06/2015 a 03/07/2015 estaria no gozo de férias, referente ao período aquisitivo de 06/07/2013 a 05/07/2014. Inconformada, Marcileia procurou seu chefe, Sr. Vivaldo, alegando que, apesar de ter assinado o aviso, não quer suas férias em junho, mas em setembro, quando lhe será mais conveniente.

O Sr. Vivaldo explicou que não seria possível, haja vista que setembro é um mês de muito trabalho na empresa, com o aumento das vendas devido à comemoração do dia das crianças e à proximidade das festas de final de ano. Ele deixou claro ainda que a empresa precisa de todos os seus funcionários trabalhando a todo vapor nos meses de setembro até meados de dezembro, período em que é necessário, inclusive, que os funcionários laborem extraordinariamente, muitas vezes. O Sr. Vivaldo também afirmou que consta do regulamento da empresa, cuja cópia foi entregue à Marcileia, quando de sua admissão, que a organização permite o gozo de férias de seus funcionários de janeiro a agosto, estando expressamente vedado o gozo das férias nos meses de setembro, outubro, novembro e primeira quinzena de dezembro.

No entanto, mesmo após os esclarecimentos do Sr. Vivaldo, Marcileia disse que não sairá de férias em junho como quer a empresa, pois tem o direito de escolher a data que melhor lhe aprouver para desfrutar suas merecidas férias.

Leia as seguintes orientações que serão úteis para a resolução deste desafio:

Assegura o artigo 7º da Constituição Federal que são direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social, o gozo de férias anuais remuneradas com, pelo menos, um terço a mais do que o salário normal (XVII). A Consolidação das Leis do Trabalho - CLT cuida detalhadamente das férias e suas particularidades nos artigos 129 ao 153. Leia-os cuidadosamente a seguir:

CLIQUE AQUI.​​​​​​​

Veja o artigo 10 da Convenção nº 132, da Organização Internacional do Trabalho - OIT, aprovada pelo Congresso Nacional, e promulgada pelo Decreto nº 3.197/99 - DOU de 06/10/1999, em vigor, desde então, no Brasil:

Art. 10

1. A ocasião em que as férias serão gozadas será determinada pelo empregador, após consulta à pessoa empregada interessada em questão ou seus representantes, a menos que seja fixada por regulamento, acordo coletivo, sentença arbitral ou qualquer outra maneira conforme à prática nacional.

2. Para fixar a ocasião do período de gozo das férias serão levadas em conta as necessidades do trabalho e as possibilidades de repouso e diversão ao alcance da pessoa empregada.

Para resolver este desafio, analise o texto e os artigos legais que regulam as férias e responda:

1. Marcileia está com a razão quando afirma que tem o direito de escolher a data para gozar suas férias?

2. Quais argumentos o Sr. Vivaldo poderia ter usado para retrucar os questionamentos de Marcileia? Cite os dispositivos legais.

3. Se Marcileia sair de férias no dia 04/06/2015, qual o prazo máximo para a empresa depositar sua remuneração das férias acrescida do terço constitucional? Cite os dispositivos legais.


Respostas

User badge image

Fabio Henrique Moreira dos Santos

1. Não. A funcionária foi devidamente comunicada com antecedência de 30 dias, cumprindo a empresa o disposto no artigo 135, da CLT, o qual determina: "A concessão das férias será participada, por escrito, ao empregado, com antecedência de, no mínimo, 30 (trinta) dias. Dessa participação o interessado dará recibo". Ademais, a empresa não pode ultrapassar o limite de 12 meses subsequentes à data em que o empregado tiver adquirido o direito, sendo que o limite, neste caso, é 06/07/2015 para a concessão, segundo o disposto no artigo 134, da CLT. E, por último, a empresa respeita o artigo 10, 1, da Convenção 132, da OIT.

2. Ele poderia argumentar que a empresa tem uma data limite para conceder as férias que, no caso específico, corresponde até o dia 06/07/2015, em conformidade com a CLT, artigo 134. No mesmo sentido, o regulamento da empresa menciona que as férias dos funcionários fluirão entre os meses de janeiro a agosto de cada ano em consonância com o artigo 10, 1, da Convenção 132, da OIT. Por fim, o Sr. Vivaldo poderia argumentar que quem escolhe o período para a concessão das férias é o empregador, conforme disposto no artigo 136, da CLT. Ele poderia, ainda, citar os seguintes artigos celetistas:

Art. 134. As férias serão concedidas por ato do empregador, em um só período, nos 12 (doze) meses subsequentes à data em que o empregado tiver adquirido o direito. § Desde que haja concordância do empregado, as férias poderão ser usufruídas em até três períodos, sendo que um deles não poderá ser inferior a quatorze dias corridos e os demais não poderão ser inferiores a cinco dias corridos, cada um.

Convenção 132 da OIT, Art. 10, 1. A ocasião em que as férias serão gozadas será determinada pelo empregador, após consulta à pessoa empregada interessada em questão ou seus representantes, a menos que seja fixada por regulamento, acordo coletivo, sentença arbitral ou qualquer outra maneira conforme a prática nacional.

Art. 136. A época da concessão das férias será a que melhor consulte os interesses do empregador.

3. A empresa terá até o dia 02/06/2015 para efetuar o depósito em conformidade com o contido no artigo 145, da CLT, que traz: "O pagamento da remuneração das férias e, se for o caso, o do abono referido no artigo 143 serão efetuados até 2 (dois) dias antes do início do respectivo período”.

 


1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina