Buscar

O que observar na microscopia em reação inflamatória aguda bacteriana ?

💡 1 Resposta

User badge image

Lidinha

A quantidade de células transientes aumenta muito quando há uma inflamação local. Neste caso, sinais químicos emitidos por microorganismos mortos e por células locais, principalmente macrófagos, neutrófilos e eosinófilos, atraem leucócitos para esta região. Uma grande quantidade de leucócitos acumulados em um local de resposta inflamatória recebe o nome de infiltrado inflamatório.

Os tipos de células presentes em um infiltrado inflamatório variam bastante, dependendo principalmente de:

1 – o agente que inicialmente provocou esta reação. A população celular pode ser muito diferente se a reação é contra uma bactéria, um protozoário ou um agente físico (por exemplo uma irradiação de calor, isto é, uma queimadura).

2 – o momento em que a reação inflamatória for observada. Por exemplo, após uma infecção bacteriana há inicialmente uma resposta imediata, aguda, que consiste principalmente de neutrófilos e talvez eosinófilos. Em uma fase mais tardia, aparecem muitos linfócitos e plasmócitos, além de macrófagos. Mais adiante ainda podem persistir somente estas últimas células sem a presença de neutrófilos e eosinófilos.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais