Buscar

Qual a função dos eosinófilos, basófilos, mastócitos, monócitos, macrófagos e neutrófilos?

💡 2 Respostas

User badge image

Waléria Sarmento

Eosinófilos são células envolvidas no processo de combate a parasitas e microrganismos que causam doenças no hospedeiro. Já os mastócitos são células do sistema imune que atuam liberando histamina em virtude de lesões teciduais, está atuara de forma a prover a vasodilatação dos vasos sanguíneos favorecendo que outras células, por diapedese, atinjam os sítios de infecção. Os macrófagos, por sua vez, são os monócitos que migram da corrente sanguinea para os tecidos. Recebendo diferentes denominações dependendo de sua localização como celulas de kupffer no figado. Tendo como função a fagocitose. Já os neutrófilos são também ditos polimorfonucleases com capacidade de fgocitose.

1
Dislike0
User badge image

Bianca Gregório

Os eosinófilos têm uma atividade proinflamatória e citotóxica considerável, participando da reação e patogênese de numerosas doenças alérgicas, parasitárias e neoplásicas.

Os basófilos são células cujo núcleo é volumoso e irregular. Ainda não se sabe ao certo qual a sua real função.

Os mastócitos armazenam potentes mediadores químicos da inflamação, como a histamina, a heparina, a serotonina entre outros. Essa célula não tem muito significado no sangue, e ela participa de reações alérgicas, pois atrai os leucócitos e cria uma vasodilatação.

Os macrófagos têm altíssimo poder fagocitário. Essas células fagocitam restos celulares, células mortas, proteínas estranhas, calo ósseo que se formou em uma fratura, tecido de cicatrização etc.

Os neutrófilos são células muito importantes contra a invasão de microrganismos. Eles têm como principal função fagocitar bactérias e outros microrganismos que invadem nosso corpo.

Os monócitos permanecem apenas alguns dias no sangue, de onde atravessam as paredes de capilares e vênulas, penetrando nos órgãos e transformando-se em macrófagos.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais