Buscar

Quais são os eventos que ocorrem na célula pré-sináptica que resultam na liberação de mediador químico na fenda sináptica?

💡 1 Resposta

User badge image

Luana de Andrade

A célula pré sináptica deve receber um estímulo elétrico, proveniente de um potencial de ação. A célula possui um potencial de repouso, que faz com que ela não transmita impulsos nervosos. Entretanto, isso muda quando a célula recebe um estímulo elétrico e sai do seu potencial de repouso, ou seja, quando a célula está despolarizada, chegando ao limiar de excitabilidade. Isso faz com que os neurotransmissores sejam fabricados, armazenados em vesículas, transportados pelo cálcio (que é liberado internamente pelo disparo do potencial de ação) e por um conjunto de proteínas chamado SNARE, até que as vesículas cheguem na membrana da célula pré-sináptica. Por possuírem uma estrutura química semelhante, a vesícula contendo o neurotransmissor funde-se com a membrana da célula, fazendo com que os neurotransmissores sejam liberados na fenda sináptica.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais