Buscar

De quais maneiras o Racismo pode aparecer na nossa sociedade?

Respostas

User badge image

Claudia Leite

O racismo pode ser descrito como uma (1) ideologia, uma (2) atitude e uma (3) estrutura de violência e discriminação a partir da noção de “raça”.

Em outras palavras, o racismo está enraizado em diversas sociedades, e ele se apresenta tanto em ações individuais ou coletivas, quanto em ideias que inferiorizam pessoas de uma determinada “raça”.

O preconceito é geralmente conceituado como um conjunto de crenças a respeito de um grupo que pode não ser verificado na prática. Assim, é muitas vezes resumido como uma ignorância ou julgamentos equivocados a respeito de uma categoria social.

Exemplos de racismo

Uma vez que o racismo já foi discutido como uma estrutura, nos exemplos a seguir não será dada atenção a preconceitos raciais individuais – que não deixam de ser graves, e um crime. Mas aqui o enfoque será em como os dados mostram um racismo intrincado e constitutivo da sociedade brasileira:


Desemprego

Em 2017, o número de desempregados no Brasil era de 13 milhões. Entretanto, dessa quantidade, cerca de 64% era composta de pessoas negras. Nesse contexto, os estudos mostram que essa diferença está associada ao preconceito racial que pessoas negras enfrentam, sendo consideradas menos capazes que os candidatos brancos no acesso ao emprego formal (1).

Desigualdade de renda

Para tornar mais evidente a desigualdade, um estudo realizado em 2016 computou a taxa de empreendedorismo, que foi de 31,6% entre brancos e 38,5% entre negros. Entretanto, mesmo com esse engajamento maior, apenas 21,2% das pessoas negras recebiam de três a seis salários mínios, enquanto 34,8% dos brancos recebiam esse valor (1).

Procura por branqueamento

Embora as políticas de branqueamento tenham um contexto histórico nos séculos XIX e XX, a ideologia parece permanecer de algum modo ainda nos dias atuais. Conforme a Anvisa, desde 2011 aumentou no Brasil a procura por sêmen importado dos Estados Unidos. Aqui, essa procura se dá principalmente por casais abastados que procuram ter filhos com o perfil “branco, e de olhos azuis”. (2).

Homicídio de jovens negros

Segundo as pesquisas, o homicídio de jovens negros de 18 a 25 foi 134% maior que o número de brancos. Enquanto esse tipo de violência tem diminuído entre a população branca, o assassinato desse perfil populacional (negro, do sexo masculino e jovem) cresce nos estudos. (3). Além disso, as pesquisas mostram que essa taxa é influenciada sobretudo pela cor, e não apenas pela condição socioeconômica dos indivíduos. (4)

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina