Buscar

Descreva o mecanismo de regulação da pressão arterial efetuado pelo sistema renina-angiotensina-aldosterona.

💡 5 Respostas

User badge image

Jose Guilherme De Sousa Silva

são células não neuronais do sistema nervoso central que proporcionam suporte e nutrição aos neurônios.

Geralmente arredondadas, no cérebro humano as células da glia são encontradas em frequência próxima a 1:1 em relação aos neurônios pelas estimativas mais recentes. Esse valor, aceito atualmente, difere em algumas ordens de grandeza em relação a outras estimativas que eram difundidas anteriormente e que previam uma quantidade de células da glia, aproximadamente, 1000 vezes maior que a dos neurônios no corpo humano.[Ao contrário do neurônio, que é amitótico, nas células gliais ocorre a mitose.

0
Dislike0
User badge image

Kathlen Saito

Essa regulação é por meio de um mecanismo hormonal, chamado sistema renina-angiotensina-aldosterona.



Quando a pressão cai até valores inferiores a normalidade, o fluxo sanguíneo pelos rins diminui, fazendo com que o rim secrete a importante substância chamada renina para o sangue. A renina atua como uma enzima convertendo uma das proteínas plasmáticas, o substrato da renina, no hormônio angiotensina I. Esse hormônio tem efeito pouco intenso sobre a circulação e é rapidamente convertido em um segundo hormônio, a angiotensina II, por meio da enzima conversora (ECA).



Essa enzima conversora é encontrada apenas nos vasos de menor calibre dos pulmões.

0
Dislike0
User badge image

Caroline Rubim

O Sistema Renina Angiotensina Aldosterona é um mecanismo de controle humoral da pressão arterial. Ele é ativado quando o corpo encontra-se em uma condição de hipotensão. Nos rins existe uma região denominada Mácula Densa que possui células. Além disso, na arteríola aferente do rim há a presença de células denominadas justaglomerulares . Quando o organismo está com baixa concentração de Na, as células da Mácula Densa estimulam as células justa glomerulares a Liberarem a enzima Renina. A Renina tem a função de converter o Angiotensinogênio, liberado no fígado para o sangue, em Angiotensina 1 , o qual é um pre-Hormônio . Esse por sua fez necessita ser ativado em Angiotensina 2 que é um vasoconstritor que e vai regular a pressão arterial,mas para desempenhar sua função precisa ser ativado pela enzima ECA,essa por sua vez é encontrada no ENDOTÉLIO DOS VASOS SANGUÍNEOS DO PULMÃO. Após a conversão da Angiotensina 2, ela vai influenciar a vasoconstrição, sinalizar a liberação de Aldosterona no cortex da adrenal, a fim de estimular o rim a absorver Na+, aumentar a absorção de água, aumentar a volemia,além disso estimula a hipófise a liberar ADH que é um antidiurético. Em conjunto esses mecanismos elevam a pressão arterial.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais