Buscar

disserte sobre as diferenças entre as matrizes e os processos de impressão, indicando quando cada um desses tipos de impressão deve ser escolhido ..

Toda impressão se origina de uma matriz feita a partir do documento original. As matrizes podem ser físicas ou virtuais. As matrizes virtuais derivam de processos digitais ou híbridos, e as matrizes físicas se originam de processos mecânicos. (VILLAS-BOAS, 2010)De acordo com Lugli (2019), a classificação das matrizes é feita pela diferença entre a imagem e a não imagem na superfície da chapa. As imagens podem estar em alto-relevo ou em baixo-relevo, ou imagem e não imagem, e estar no mesmo nível; nesse caso, um agente químico bloqueia a passagem da tinta na parte que não será impressa.Toda matriz dá origem a um tipo de impressão distinta, cada qual com suas características e maior ou menor grau de adequação ao projeto de design.Tendo em vista os processos estudados, disserte sobre as diferenças entre as matrizes e os processos de impressão, indicando quando cada um desses tipos de impressão deve ser escolhido, levando em consideração as peculiaridades dos diferentes projetos de design.

💡 5 Respostas

User badge image

Carina Castanho

Existem diversos processos de impressão, alguns mais novos, outros mais antigos e talvez nem mais utilizados, mas cada processo traz sua característica de produção e resultado que concebe ao produto gráfico impresso um ar de arte recém pintada.

Iniciamos com a Xilogravura.

Xilogravura foi um dos primeiros processos de impressão por gravação de matrizes e era utilizado para grandes tiragens. Teve sua origem na china e chegou na Europa por volta do século XIV. Era muito utilizada pela igreja católica para a divulgação de seus santos, pois a maior parte da população naquela época não era alfabetizada.

Xilogravura é um tipo de impressão relevográfica, isso quer dizer que sua matriz utiliza imagens em alto relevo para a impressão.

A imagem é entalhada na madeira com o uso de algum material afiado. O mais utilizado era o formão. Após, passa-se um rolo de borracha cheio de tinta que depositará a tinta nas partes em alto relevo da madeira, após isso a imagem é transferida para o suporte, onde está o papel, por meio da pressão aplicada. E Voilá! Impresso pronto rapidamente... pelo menos para aquela época.

Mas não pense que não se utiliza mais. A Xilogravura ainda é muito utilizada na literatura de cordel em Pernambuco.

5
Dislike0
User badge image

Carina Castanho

A Encavografia é bem parecida com a xilografia, pensando que ambas utilizam uma matriz para impressão, mas sua diferença é que sua impressão é encavográfica, isso quer dizer que sua matriz utiliza imagens em baixo relevo para impressão. Explicando melhor: A impressão se dá pelos sulcos na matriz e não pelo que está em alto relevo como a xilogravura.

Outra diferença é que encavografia utiliza uma matriz em metal, uma placa de metal maleável, muitas vezes de cobre, e o desenho é feito na chapa inicialmente apenas para gabarito. Após é aplicado um verniz sobre o desenho e depois é “sulcado” sobre o verniz nos pontos e traços que compõe o desenho. Então, a chapa de metal entra em contato com um agente químico que “ataca” a chapa de cobre nos pontos que não tem verniz e assim cria o sulco para penetração da tinta. Depois dessa bagunça toda de agente químico ainda tem que se retirar o verniz aplicado com um diluente próprio e assim está encravado na placa de metal o que vai ser impresso.

Para a impressão, é aplicada a tinta sobre toda a chapa e retirada o excesso, ficando tinta apenas nos sulcos, então por pressão novamente (como na xilogravura) a imagem passa para o suporte onde está o papel e pronto! Temos uma impressão!

A rotogravura é um processo de impressão encavográfico também, porém mais moderno, onde consegue-se diversas tonalidades pela quantidade de tinta aplicada e imprimi todas as cores em uma única passada na máquina.

Para a rotogravura utiliza-se um cilindro de ferro revestido com uma chapa de cobre. A gravação do desenho é feita com pontas de diamante que fazem furos de profundidades diferentes e são elas responsáveis pelas diversas tonalidades da tinta. E isso tudo hoje em dia é feito digitalmente/mecanicamente.

É um processo direto e de alta velocidade, indicado para altas tiragens, também por ter um custo elevado. Porém mesmo com o alto custo, ele converte tudo isso em um material com muito detalhe, tanto que que seus arquivos devem ser criados com resolução de 2400dpi.

SIM! 2400 PONTOS POR POLEGADA!!!!

A rotogravura é muito utilizada em impressão que não devem apresentar variações entre impressões como produtos dispostos em gôndolas, rótulos e embalagens (de metal ou não) materiais didáticos de alta tiragens, livros, revistas e mais um montão de coisas.

4
Dislike0
User badge image

Carina Castanho

A tampografia é a bagunça. Um processo híbrido que pode misturar dois processos de impressão: com a matriz de um e o processo todo do outro.

Seu processo é encavográfico, com baixo relevo e associado ao processo flexográfico.

Ele é utilizado para imprimir superfícies rígidas e curvas, coisa que os outros processos não fazem. Então ele é especial também!

Sua diferença também acontece porque ele utiliza um tampão de silicone que funciona como um carimbo que transfere a tinta da imagem da matriz para o suporte onde está o material a ser impresso. E a tampografia imprimi cerâmicas, e outros tipos de materiais rígidos e curvos como alguns tipos de brindes.

Impressão digital é o mais tecnológico. Tudo realizado através da tecnologia que nos envolve e nos manipula, mas nos ajuda.

Não tem matriz, não tem que cavar na madeira nem no cobre, nada disso. Toda a entrada de dados é feita por meio digital, com arquivos criados em aplicativos gráficos próprios para este fim.

As impressões digitais mais utilizadas são a Jato de tinta e a Laser, mas temos também a UV e as routers que não são muito consideradas impressões porque não tem tinta, mas ela modifica a superfície de um material conforme o arquivo gráfico e faz parecer que foi pintado também.

Voltando: Impressão digital a jato de tinta. São as impressoras mais utilizadas, tanto para aplicação de comunicação, publicidade como na maior parte das casas. É a impressora que realiza a impressão por jato de tinta, micro gotículas que juntas reproduzem os dados enviados e compõe a imagem solicitada. A impressora jato de tinta pode utilizar tinta líquida quanto sólida de acordo com seu modelo e seu uso é para adesivos promocionais, papelaria de casa diária, banners entre outros.

A impressão digital a laser faz a transferência da imagem para o papel via ações eletrostáticas opostas e sua tinta é em pó e pode ser colorida, como CMYK ou P&B.

Seu uso é mais comum em escritórios por ter um custo mais baixo de impressão do que a jato de tinta, e papelarias que vendem xerox preto e branco e coloridas.

4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais