Buscar

Investigação

No processo, a capacidade das partes não pode ser confundida com a legitimidade. A primeira é um pressuposto processual de validade, já a segunda é uma das condições da ação e está relacionada à titularidade do direito material. Sobre a divisão de capacidade, analise as sentenças a seguir:


I- A capacidade de ser parte: é a capacidade de ser titular de direitos e obrigações, ou seja, a capacidade de direito definida pelo Direito Civil.

II- A capacidade de estar em juízo: é o mesmo que a capacidade de fato (ou de exercício) do Direito Civil, sendo também conhecida como capacidade processual ou legitimatio ad processum.

III- Um menor de 18 anos não possui capacidade de ser parte, uma vez que nasceu com vida e não é titular de direitos.

IV- Apenas as pessoas que possuem graduação podem exercer todos os atos da vida civil sozinhas. Elas possuem capacidade para estar em juízo.


Assinale a alternativa CORRETA:

a) As sentenças I e II estão corretas.b) As sentenças I, III e IV estão corretas.c) A sentença II, III e IV estão corretas.d) As sentenças I, II e III estão corretas.

💡 1 Resposta

User badge image

Suely Almeida

As assertivas são I e II.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais