Buscar

Como pode-se diferenciar ultra-estruturalmente ( ao MET ) microvilosidades, cílios ae estereocílios ?

Como pode-se diferenciar ultra-estruturalmente ( ao MET ) microvilosidades, cílios ae estereocílios ? Em que órgão(s) é possível encontrar epitélio apresentando estereocílios ?

💡 4 Respostas

User badge image

Larissa Vaz

Cílios e flagelos são estruturas alongadas, cilíndricas, dotadas de mobilidade, revestidas pela membrana celular e que apresentam dois túbulos centrais mais dezoito periféricos agrupados dois a dois. Os cílios são encontrados em epitélios como, por exemplo, o da traqueia e das trompas uterinas. Calcula-se que uma célula ciliada tenha, em média, 250 cílios na sua superfície apical. No corpo humano, os flagelos são encontrados nos espermatozoides. Suas estruturas são semelhantes à dos cílios, com a diferença de que o flagelo é geralmente mais longo, e apresenta-se individualmente por célula.

Estereocílios são microvilos longos, ramificados e imóveis, que não devem ser confundidos com os verdadeiros cílios. São encontrados na região apical das células de revestimento do túbulo seminífero (célula de Sertoli), do epidídimo e do ducto deferente
3
Dislike0
User badge image

Thaina Alves

As microvilosidades podem ser vistas ao microscópio de luz.

1
Dislike0
User badge image

Larissa Vaz

Microvilos são evaginações da membrana sob a forma de dedos de luva, observados em células epiteliais com função de absorção. Os microvilos aumentam a eficiência dos processos de absorção, ampliando muito a superfície de contato com o ambiente. Encontrados, por exemplo, nas células do epitélio intestinal e de partes do rim.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais