Buscar

Auditória Contábil

que tipo de perícia contábil é determinada pela Lei Societária e qual é a perícia que não implica em nenhum conflito de interesses entre as partes nela interessadas. 

💡 2 Respostas

User badge image

Eluana Damasio

Perícia = Perítia do latim = Conhecimento, experiência. Através das citações de D’ÁUREA et al. (1953):

(...) a perícia é o testemunho de uma ou mais pessoas técnicas, no sentido de fazer conhecer o fato

cuja existência não pode ser acertada ou juridicamente apreciada, senão apoiada em especiais conhecimentos científicos ou técnicos (...).


“Conjunto de procedimentos técnicos e científicos destinado a levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar à justa solução do litígio, mediante laudo pericial contábil...” (NBC - T - 13 – CFC).


Perícia é a forma de se demonstrar, por meio de laudo pericial, a verdade de fatos ocorridos contestados por

interessados, examinados por especialista do assunto, e a qual servirá como meio de prova em que se baseia o juiz para resolução de determinado processo. Observação: A Perícia pode ser realizada em todas as áreas do conhecimento humano.


A perícia contábil é utilizada para produção de provas técnicas que venham a elucidar e esclarecer um litígio judicial, possibilitando e suportando a decisão judicial. A prova pericial também é requerida em questões extrajudiciais.


O objeto da perícia é o patrimônio das pessoas, jurídicas ou físicas. O patrimônio se traduz para o Contador através da Contabilidade, portanto os meios disponíveis para a perícia contábil são todos os componentes do sistema contábil.


0
Dislike0
User badge image

Leandro Rodrigues

Isso ai ! Perfeito !

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais