Buscar

Durante o governo Lula o Brasil

Durante o governo Lula o Brasil tentou aplicar uma política conhecida como “Política dos Campeões Nacionais”, que consistia em auxiliar por meio de empréstimos empresas nacionais para que se tornassem empresas com representatividade no cenário Global. Dentre todas as 26 empresas beneficiadas, apenas duas, Marfrig e JBS-Friboi, receberam 65% de todo o recurso destinado ao programa. A partir deste dado podemos dizer que o foco da ajuda do governo foi destinado para a produção de que tipo de bem? Justifique sua resposta apresentando os conceitos envolvidos com a classificação dos bens.

💡 1 Resposta

User badge image

Jussara F

De maneira geral, os economistas definem como fatores de produção o capital, a terra (recursos naturais) e a força de trabalho. Entretanto Moreira e Jorge (2009) destacam que nos dias de hoje a tecnologia e a capacidade empresarial também devem ser consideradas fatores de produção.

Os recursos naturais, ou o fator terra, envolvem tanto os renováveis (vegetais e animais) quanto os não renováveis (riquezas minerais e solo). De acordo com Moreira e Jorge (2009), os pioneiros das análises econômicas entendiam que a riqueza seria decorrente do fator terra e produção agrícola, contudo, atualmente, a tecnologia traz um novo panorama.

Bens de consumo: trata-se de produtos que as pessoas utilizam no seu dia a dia. Aqui, existe uma nova divisão: bens não duráveis, quando a existência deles é muito limitada (pasta de dente, alimentos etc.) e bens duráveis, cuja vida útil é prolongada (automóveis, TV, geladeira, fogão).

Sendo a Marfrig e JBS - Friboi são empresas destinadas aos bens de consumo.




0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais