Buscar

O juízo das garantias é compatível com o sistema acusatório? Por quê?

💡 1 Resposta

User badge image

Bruna Rocha

O sistema acusatório tem como principal caraterística a separação de funções dentro do processo, nesse sistema existe: (i) um acusador - responsável por mover o judiciário -;(ii) um acusado - possuidor de direitos - e (iii) um julgador imparcial.

O juiz das garantias foi introduzido para atuar unicamente na fase pré-processual, sendo responsável pela resguarda dos direitos do investigado e pelo controle da legalidade da investigação criminal, além de subsidiariamente aumentar a imparcialidade do juiz que atuará na fase processual.

Rubens Casara (2010) conceitua essa figura processual como "responsável pelo exercício das funções jurisdicionais alusivas à tutela das liberdades públicas, ou seja, das inviolabilidades pessoais/liberdades individuais frente à opressão estatal, na fase pré-processual" .

Em outras palavras, o juiz das garantias irá observar os direitos do investigado durante a investigação, fase em que direitos como o contraditório e a ampla defesa não existem, e controlar a legalidade - direito base do Estado Democrático - de cada trâmite durante a fase pré-processual.

Além disso, nesse novo contexto, é retirada afigura do juiz-instrutor (ou seja um julgador com poderes investigatórios, que juiz que participa da investigação e da fase processual) e apresenta-se a oportunidade de existir uma maior imparcialidade tanto dentro da fase pré-processual quanto da fase processual, visto que o juiz da instrução não será contaminado com as provas da investigação. Uma vez que o sistema acusatório tem como um dos pilares a imparcialidade do julgador, o juiz das garantias não apenas está de acordo com o sistema acusatório como também o aperfeiçoa.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais