Buscar

educação e saúde

Os gestores do SUS em nível federal, estadual e municipal dividem entre si as responsabilidades e neste sentido cada um dos poderes irá se organizar e gerenciar recursos humanos e materiais conforme essa hierarquia.Analise as afirmações abaixo e indique qual é a CORRETA.

  1. Cabe ao estado propor e pactuar com o sistema federal de educação processos de formação de acordo com as necessidades do SUS, articulando os demais gestores na mesma direção.
  2. O estado deve apoiar e promover a aproximação dos movimentos de educação popular em saúde na formação dos profissionais de saúde, em consonância com as necessidades sociais em saúde e incentivar junto à rede de ensino, no âmbito municipal, a realização de ações educativas e de conhecimento do SUS.
  3. Cabe ao município formular e promover a gestão da educação permanente em saúde e processos relativos à mesma, orientados pela integralidade da atenção à saúde, criando, quando for o caso, estruturas de coordenação e de execução da política de formação e desenvolvimento, participando no seu financiamento.
  4. Não cabe aos municípios promover diretamente ou em cooperação com o estado, ou União, os processos conjuntos que estão relacionados à educação permanente em saúde.
  5. Cabe ao governo federal articular e participar das políticas regulatórias e de indução de mudanças no campo da graduação e da especialização das profissões de saúde e articular e pactuar com o Sistema Estadual de Educação processos de formação, de acordo com as necessidades do SUS, cooperando com os demais gestores, para processos na mesma direção.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais