Buscar

Matemática Financeira no nosso dia a dia

Defina os regimes de capitalização composto e simples, e comente utilizando pelo menos um exemplo, como eles são abordados no nosso dia a dia e na sua futura prática profissional.

a)Regime de capitalização simples

b) Regime de capitalização composto


💡 2 Respostas

User badge image

Nina .

Os juros simples ou capitalização simples incidem apenas sobre o valor inicial. Ou seja, não há a incidência de juros sobre juros. É necessário manter a mesma unidade de tempo (dia, mês, semestre ou ano) para o prazo e a taxa na hora do cálculo, para que não haja erro.

Diferente da Capitalização Simples, na Capitalização Composta ou nos juros compostos há a incidência de juros sobre juros.



1
Dislike0
User badge image

Jaqueline Werneque

A capitalização por juros simples é aquele em que a capitalização ocorre sobre o valor do capital inicial, ou seja, não ocorre o chamado juros sobre juros. Esse tipo de capitalização pode ser encontrada em aplicações específicas.

A capitalização por juros compostos é aquela em que a capitalização ocorre sobre o valor do montante do período anterior, ou seja, existe o chamado juros sobre juros. Esse forma de capitalizar o dinheiro é a mais comum dentro dos mercados financeiros, inclusive a poupança simples adota essa forma de capitalização.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais