Buscar

componentes quimicos das celulas

Para realizar esse desafio, você deverá relacionar os aspectos da construção das membranas celulares (bicamadas) com a formação de bolhas de sabão.

Todos nós, quando criança, brincávamos de fazer bolhas de sabão. Para que isso fosse possível, misturávamos, em um copinho, uma certa quantidade de sabão e água, mergulhávamos um canudinho nessa solução e assoprávamos. Em seguida, era possível ver a formação das bolhas de sabão. Como isso era possível? Hoje, você consegue explicar a formação das bolhas de sabão?

Com base nas informações dadas, elabore um relatório abordando os seguintes tópicos:

1) Descreva o que as bolhas de sabão têm em comum com as membranas celulares.

2) Descreva quais são as diferenças encontradas entre as bicamadas formadas entre elas.

💡 6 Respostas

User badge image

Ariana Priscila Bussolaro

1) Descreva o que as bolhas de sabão têm em comum com as membranas celulares.

Em ambos os casos (bolhas de sabão e membranas celulares), encontramos água e ácidos graxos que têm como unidade fundamental os fosfolipídeos. Os fosfolipídeos apresentam uma cabeça hidrofílica, que tem afinidade pela água, e uma cauda (hidrofóbica) constituída por duas caudas de ácidos graxos. Quando mergulhadas na água, as cabeças das moléculas dos fosfolipídeos são atraídas pelas moléculas de água. Em ambos os casos, as bicamadas são formadas, mas com algumas diferenças.

2) Descreva quais são as diferenças encontradas entre as bicamadas formadas entre elas.

Nas bolhas de sabão, suas caudas ficam voltadas para fora, e não para dentro, como ocorre nas membranas, visto que, nas bolhas, uma fina camada de água está presente no interior da bicamada, fazendo com que as cabeças hidrofílicas fiquem em contato com a água e as caudas hidrofóbicas fiquem em contato com o ar.


1
Dislike0
User badge image

patricia oliveira

10 em ambos os casos encontramos água e ácidos graxos que tem como unidade fundamental os fosfolpídeos, constituídos de uma cabeça hidrofílica (possui afinidade com a água) e uma cauda hidrofóbica.

0
Dislike0
User badge image

Katia Tiago

Bolhas de sabão, assim como a MEMBRANA PLASMÁTICA são formadas por bicamadas de moléculas anfipáticas, estrutura esta cuja manutenção não depende de ligações químicas entre as moléculas, mas somente das interações hidrofílicas e hidrofóbicas de seus componentes. Desta forma, as moléculas que constituem as MEMBRANAS não têm uma posição física estática, mas, ao contrário, podem mover-se livremente, o que dá um caráter fluido à MEMBRANA. Na bolha de sabão a fluidez pode ser observada claramente. O mesmo sucede com as membranas biológicas, por isso a analogia bolha de sabão/ MEMBRANA é um elemento útil na compreensão da estrutura celular
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais