Buscar

Identifique quais são as articulações sinoviais ?

💡 9 Respostas

User badge image

Ellyda Rodrigues

  1. As articulações sinoviais são rodeadas por uma cápsula articular em forma de disco que encerra a cavidade sinovial e une os ossos da articulação. Articulações planas: permitem movimentos de deslizamento quando um osso se desloca sobre outro. Entre elas, temos a articulação acromioclavicular, localizada no ombro.
  2. Articulações em dobradiça: são as articulações que permitem a realização do próprio movimento em torno de um eixo transversal. Dessa forma, regulam movimentos de flexão e extensão. Uma articulação em dobradiça é a do cotovelo.
  3. Articulações em pivô: são as que permitem o movimento em torno de um eixo que atravessa em sentido longitudinal a diáfise do osso. As articulações sinoviais em pivô regulam a rotação.
  4. Articulações bicondilares: permitem principalmente o movimento ao redor de um eixo, com rotação limitada ao redor de um segundo eixo. São formadas por dois côndilos convexos. Estes se articulam com superfícies côncavas ou planas. Nesse tipo, encontra-se a articulação do joelho.
  5. Articulações condilares: são as que permitem o movimento ao redor dos eixos que estão em ângulo reto um em relação ao outro. Dessa forma, regulam movimentos de flexão, extensão, abdução e circundução. Esse é o caso da articulação do pulso.
  6. Articulações em sela: são as que permitem o movimento ao redor dos eixos que estão em ângulo reto um em relação ao outro. Seu nome se deve ao fato de que as superfícies articulares têm forma de sela. Regulam movimentos de flexão, extensão, abdução, adução e circundução.
  7. Articulações esferoides: permitem o movimento ao redor de múltiplos eixos. Essas articulações regulam movimentos de flexão, extensão, abdução, adução, circundução e rotação. O quadril tem esse tipo de articulação sinovial.


1
Dislike0
User badge image

giovanna

As articulações sinoviais, também chamadas de diartroses ou móveis, possuem uma cavidade articular (cavidade sinovial) que apresenta uma cápsula cheia de líquido sinovial, que funciona como um lubrificante. Essas articulações possuem uma maior liberdade de movimento e são as mais encontradas em nosso corpo.

0
Dislike0
User badge image

Jaqueline Melo Reis

De acordo com o movimento, as articulações sinoviais podem ser classificadas em uniaxial, biaxial e poliaxial.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais