Buscar

Sobre a responsabilidade civil do estado.

A responsabilidade civil do Estado está entre os casos de responsabilidade objetiva previstos na legislação brasileira. Mas, nem sempre foi assim. Houve uma longa evolução até se chegar ao estágio atual. Marque a alternativa correta a respeito das fases dessa evolução:

a)

Irresponsabilidade do Estado: como o Estado age por meio de seus agentes, somente existia obrigação de indenizar quando tivessem agido com culpa ou dolo, cabendo ao particular prejudicado demonstrar o dano.

b)

Responsabilidade com culpa civil do Estado: esta teoria ostentou mais relevância nos regimes absolutistas. Ela sustentava a ideia de que não era possível o Estado lesar seus súditos, uma vez que ele errava.

c)

Teoria do risco administrativo: representa uma “exacerbação da responsabilidade civil” do Estado. Conforme esta teoria, basta a existência de evento danoso e do nexo causal para que surja a obrigação de indenizar para a administração, mesmo que o dano aconteça por culpa específica do particular. 

d)

Teoria do risco integral: como a administração pública provoca risco para os administrados, percebe-se que os membros da comunidade podem sofrer em decorrência da normal ou anormal atividade do Estado. Considerando-se que essa atividade é exercida em favor de todos, seus ônus devem também ser suportados por todos, e não apenas por alguns.

e)

Teoria da culpa administrativa: representou o primeiro estágio da transição entre a doutrina subjetiva da culpa civil e a responsabilidade objetiva, usada atualmente pela maioria dos países ocidentais. Conforme essa teoria, o dever de o Estado indenizar o dano sofrido pelo particular só existe caso seja confirmada a existência de falta do serviço.

💡 11 Respostas

User badge image

Ludimila Medina

Resposta certa letra E - Teoria da Culpa Administrativa.
1
Dislike0
User badge image

Marcus Vinicius de Souza

Entende-se por responsabilidade civil do Estado (ou da Administração) como sendo a obrigação legal da Fazenda Pública de ressarcir terceiros pelos danos patrimoniais que lhe foram causados por atos comissivos ou omissivos, materiais ou jurídicos, lícitos ou ilícitos dos agentes públicos, no desempenho de suas funções

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais