A maior rede de estudos do Brasil

QUAL A DIFERENCA ENTRE MESTRADO ACADEMICO E MESTRADO PROFISSIONAL?

Pedagogia

ESTÁCIO


7 resposta(s)

User badge image

Vuzuca Burkhardt

Há mais de um mês

 O MA prepara um pesquisador e professor, que deverá continuar sua carreira com o doutorado. Já o MP enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional.

 O MA prepara um pesquisador e professor, que deverá continuar sua carreira com o doutorado. Já o MP enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional.

User badge image

Castigo Benjamim

Há mais de um mês

ume e intelectual e o outro e profissional.

User badge image

Isabela Ferraz

Há mais de um mês

O que é um mestrado profissional?

O mestrado profissional, assim como o mestrado acadêmico, exige que o aluno realize uma pesquisa científica, parta de uma hipótese, teste os resultados e compare com o conhecimento já desenvolvido. Mas o mestrado profissional têm uma diferença de ênfase.

Diferentemente do mestrado acadêmico, no qual o objetivo é preparar o estudante para ser um pesquisador e professor, o mestrado profissional tem como principal preocupação transferir o conhecimento técnico-científico mais rapidamente para o mercado, ministrando conhecimentos mais alinhados às necessidades das empresas e do mundo público.

A decisão de instituir o mestrado profissional veio de demandas do próprio mercado de trabalho, especialmente dos segmentos em que a pesquisa e inovação são aplicadas ao desenvolvimento de tecnologias e produtos.

Portanto, a pesquisa no mestrado profissional é direcionada ao desenvolvimento de soluções que possam impactar positivamente a sociedade, como biocombustíveis, construções sustentáveis, estratégias mercadológicas mais eficientes, entre outras.


E o mestrado acadêmico?

O mestrado acadêmico, por sua vez, enfatiza a pesquisa acadêmica, voltada ao desenvolvimento de conhecimentos que contribuam para aumentar ou aprofundar temas relevantes para a sociedade.

É o caso dos estudos de gênero, das análises políticas e da evolução das sociedades. O mestrando tem a oportunidade de aportar novos olhares, incrementar pontos de vista e até contestar teorias amplamente difundidas, deixando sua marca no universo acadêmico e investigativo.

Uma das vantagens do mestrado acadêmico é preparar o estudante de pós-graduação para continuar no meio acadêmico, isto é, ser um pesquisador e um docente de nível superior.

Trata-se de uma enorme responsabilidade, afinal, o mestre que segue pelo viés acadêmico terá a missão de formar novos profissionais, sejam eles graduandos ou pós-graduandos.

Além de repassar conhecimento aplicado, ele deve desenvolver habilidades didáticas que facilitem a transmissão de conhecimento, instigando seus alunos a avançarem em suas pesquisas.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes