A maior rede de estudos do Brasil

RESUMO DO FILME HISTÓRIA DE JAVÉ


3 resposta(s)

User badge image

Fabiana Lopes

Há mais de um mês

Ao saber que Javé pode desaparecer sob as águas de uma hidrelétrica, os moradores do vilarejo decidem escrever sua história e transformar o local em patrimônio a ser preservado.

Ao saber que Javé pode desaparecer sob as águas de uma hidrelétrica, os moradores do vilarejo decidem escrever sua história e transformar o local em patrimônio a ser preservado.

User badge image

Thais Ferreira

Há mais de um mês

Ao saber que Javé pode desaparecer sob as águas de uma hidrelétrica, os moradores do vilarejo decidem escrever sua história e transformar o local em patrimônio a ser preservado
User badge image

Alessandra Machado

Há mais de um mês

No filme, Narradores de Javé a história é narrada por Zaquel que entre amigos e conhecidos começa a falar sobre sua terra natal o Vale de Javé e sobre o que aconteceu com a cidade e as pessoas que ali moravam. Zaquel conta a historia de sua cidade que estava ameaçada pela construção de uma hidrelétrica, pois com isso Javé seria inundada.Tentaram fazer de tudo para não perder a cidade os moradores tiveram a ideia de criar um documento que comprova que Javé era um lugar que tem um valor histórico a ser mantido e preservado. Entretanto havia dificuldade na escrita de tal documento, pois a maioria dos moradores da cidade eram analfabetos, Zaquel então teve a ideia de convocar o ex-carteiro da cidade Antonio Bia porque o mesmo já tinha experiência na escrita de histórias. Ele havia trabalhado nos correios do vilarejo, más como poucas pessoas sabia escrever, não havia movimento na agencia. Biá estando prestes a perder o emprego, ele começou a escrever muitas cartas, para todas as pessoas que ele conhecia em outras cidades, difamando as pessoas que moravam em Javé, e depois de certo tempo todos descobriram e expulsaram Antônio Bia da cidade, más como a necessidade e desespero para salvar o vilarejo, eles tiveram que buscar a única pessoa que no momento poderia ser o salvador da cidade, pois sua grande experiência em contar e aumentar as historias poderia ser útil para salvar o Vale do Javé das águas.

Varias historias diferente sobre a fundação do vale do javé foram contados, relatos sem fundamento ou provas o que dificultou a escrita do livro que a cidade necessitava. Nas historias contadas sobre os heróis fundadores de sua cidade são alterado conforme as pessoas que às contavam, como se os mesmos contadores fossem os próprios heróis fundadores de Javé. Era uma variação de historias e fatos incompatíveis que deixou o ex-carteiro confuso diante de tantas historias fantasiosas dificultando a produção do livro que pudesse salvar o vilarejo. Diante dos fatos surreais e a necessidade de produzir algo convincente para evitar que a cidade fosse inundação o escrivão Antonio Biá desiste da função e entrega o livro em branco o mesmo foi cobrado por todos no meio da rua, Biá sai aos berros andando de costas, mantendo a decisão de não seguir com a escrita do livro condenando assim sua cidade.Ate que o dia mais triste chegou onde todos do vilarejo aos prantos observavam a inundação de Javé e todos ali estava deixando tudo que construíram para traz perdendo os bens que ali tinha construído sua cultura e costumes como as memórias do sertão. Todos tiveram que buscar um lugar diferente para viver, pois ali já não havia mais esperança. No final do filme todos seguiram em frente de cabeça erguida com força e coragem para construir uma nova história.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes