Buscar

planeamento financeiro e orçamentário

Quando desejamos fazer um investimento, podemos depositar todos os meses uma certa quantia em uma aplicação financeira, e a taxa de juros incide sobre o saldo e a cada depósito. Para o empréstimo na instituição financeira aplica-se o juro composto, que é aquele que em cada período, a partir do segundo, é calculado sobre o montante relativo ao período anterior.

Após alguns anos de namoro e noivado, o casal decidiu pelo casamento. Entre tantas despesas para realização da cerimônia, a de maior valor, é a festa para 200 convidados. O buffet escolhido e que atendia as exigências do casal cobrou o valor de R$ 40.000,00, com pagamento na data de assinatura do contrato. Não dispondo de todo capital,foi necessário algumas providências, como vender uma motocicleta e solicitar um financiamento junto a uma instituição financeira. Com a venda da moto receberam R$ 15.000,00 parcelado em 3 vezes com pagamento mensal. Como iriam assinar o contrato com buffet após 4 meses esta quantia será aplicada em uma financeira que paga taxa de juros de 1% ao mês, capitalizados mensalmente.

Qual será o montante destes depósitos na data final? A diferença para completar o valor cobrado pelo buffet será obtido por um financiamento com taxa de juros de 1,5% ao mês durante 12 meses. Qual será o valor de cada prestação?


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais