Buscar

Não houve uma cisão com a psicologia industrial e sim uma ampliação de seu objetivo. Quais são esses fatores de ampliação da Psco Organizacional.

A Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano individual e para isto além de explicar o funcionamento procura medi-lo. Os cientistas que contribuíram para o entendimento do Comportamento Organizacional estão inseridos em pesquisas na psicologia clínica, nos processos fundamentais da aprendizagem, na personalidade, memória, percepção, criatividade, inteligência e especialmente na psicologia industrial, organizacional e do trabalho.

A psicologia dedicada ao entendimento do indivíduo no seu contexto laboral passou por uma evolução histórica. De início a chamada psicologia industrial em conjunto com a administração do ”taylorismo” tinha como objetivo o aumento de produção através de técnicas de maior controle sobre o trabalho e da lógica de produção em massa. A prática central era da seleção e à colocação de profissionais o que gerou o surgimento da Psychology corporation, uma empresa americana que desenvolvia e distribuía testes psicológicos. Segundo SIEGEL, “essa empresa tinha como objetivo desenvolver e distribuir testes psicológicos e realizar serviços de consultoria a indústrias e outras organizações”. (Siegel, 1969, p.13 apud Goulart).

Quando os psicólogos partem para o estudo das estruturas da organização surge à psicologia organizacional e não houve uma cisão com a psicologia industrial e sim uma ampliação de seu objetivo.

Discorra sobre a ampliação desses objetivos da Psicologia Organizacional.


Ainda não temos respostas

Ainda não temos respostas aqui, seja o primeiro!

Tire dúvidas e ajude outros estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando