Buscar

O que seria as pulsões para freud?

💡 8 Respostas

User badge image

Vanessa Lira

Sigmund Freud descreve a pulsão como um conceito "situado na fronteira entre o mental e o somático, como o representante psíquico dos estímulos que se originam no corpo - dentro do organismo - e alcança a mente, como uma medida da exigência feita à mente no sentido de trabalhar em consequência de sua ligação com o corpo".

1
Dislike0
User badge image

Joelison Fontes

Sigmund Freud descreve a pulsão como um conceito "situado na fronteira entre o mental e o somático, como o representante psíquico dos estímulos que se originam no corpo - dentro do organismo - e alcança a mente, como uma medida da exigência feita à mente no sentido de trabalhar em conseqüência de sua ligação com o corpo".

1
Dislike0
User badge image

Itallo Amanda

O conceito de pulsão é, em particular, o de pulsão sexual possui lugar de destaque. Em “Pulsões e destinos das pulsões”,Freud (1915/2004) define a pulsão como “conceito limite entre o psíquico e o somático, como representante psíquico dos estímulos que provêm do interior do corpo e alcançam a psique, como medida da exigência de trabalho imposta ao psíquico em consequência de sua relação com o corpo” (p. 148). Na história do pensamento freudiano, distinguemse duas teorias das pulsões. A primeira, marcada pela dualidade entre pulsão sexual e pulsão de autoconservação, e a segunda, marcada pela dualidade entre pulsão de vida e pulsão de morte. A pulsão sexual é o elemento comum entre essas duas formulações. Se, na primeira teoria das pulsões, a fonte da pulsão sexual corresponde às excitações sexuais que brotam de diferentes zonas erógenas, na segunda teoria, a pulsão sexual – parte integrante do conjunto das pulsões de vida (Eros) – é uma força inerente ao organismo, que encontra uma primeira expressão psíquica no id, a sede das pulsões.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais