Buscar

ATIVIDADE 1 - DISCIPLINA LABORATORIO DE REDES

O modelo de redes de 3 camadas, amplamente utilizado na arquitetura de redes TCP/IP, tem um funcionamento bem interessante para a transmissão de dados na rede de computadores.

O modelo de 3 camadas passa por diversos processos e, da camada de rede até a camada física, existem regras e complementações dos dados que serão encaminhados. São informações agregadas que definem o endereço de origem e o destino do dado, em quantas divisões esse dado será empacotado e quais as rotas que cada pedaço de dado irá seguir, até chegar ao destino final.

Diante do cenário, temos o modelo de 3 camadas (física, enlace e redes) que interligam os equipamentos de uma rede local. Quais equipamentos são envolvidos nesse cenário?

💡 2 Respostas

User badge image

Gabriel Azevedo

Os equipamentos envolvidos nesse cenário são switch, roteador, repetidor, ponte e hub (obsoleto). 

SWITCH: Envia os dados de forma centralizada para cada porta de comunicação. Existem switches de 8, 12, 24, 36 portas. Essa transmissão é realizada de forma simultânea; com isso, aumenta o desempenho da rede local.

ROTEADOR: Envia os dados de um segmento de rede a outro. Ele é responsável por interligar diferentes redes e direcionar o tráfego de dados; também tem a função de definir a rota por onde a informação irá circular.

REPETIDOR: Responsável por repetir o sinal. Com isso, aumenta o alcance do sinal dentro da rede local.

PONTE: É um tipo de repetidor inteligente, que tem a capacidade de analisar o tráfego da rede e definir por qual segmento de rede o dado tem que trafegar.

HUB: Responsável por transmitir os dados pela rede, mas de forma centralizada. Sua ligação é em topologia estrela. Ele transmite por difusão o dado, tornando a rede lenta, pois replica o mesmo dado em todas as portas do equipamento.

OBS: TIREI 9,73 COM ESSA RESPOSTA!

24
Dislike0
User badge image

Guillherme gerhardt

Neste cenário teremos esses equipamentos envolvidos: roteador, switch, repetidor, ponte e hub.


Os roteadores orientam e direcionam os dados da rede, usando pacotes que contém vários tipos de dados, como arquivos e comunicações e transmissões simples, como interações na Web. Os pacotes de dados tem várias camadas ou seções, uma das quais contém informações de identificação, como remetente, tipo de dados, tamanho e, o mais importante, o endereço IP de destino (protocolo de Internet). O roteador lê essa camada, prioriza os dados e escolhe a melhor rota a ser usada para cada transmissão.


O switch funciona como um elemento que controla a comunicação entre os dispositivos conectados a rede. Os switches segmentam a rede, possibilitando que o fluxo de informações entre os dispositivos seja mais eficiente. Um switch é basicamente um equipamento para extender os pontos de rede, conectando todos os aparelhos em uma só rede, conseguindo também, transmitir vários pacotes de dados simultaneamente (o que aumenta a velocidade da rede se comparado com outros equipamentos). Além disso, tem a capacidade de aumentar o desempenho da rede Wi-Fi e manter a comunicação sempre disponível. Isto é possível, pois o switch evita a colisão de dados da rede. 

O switch também permite a comunicação em redes que tenham máquinas com placas com velocidades diferentes, sem que a velocidade seja prejudicada. Existem switches de 8, 12, 24, 36 portas.


Um repetidor é um dispositivo eletrônico que retransmite um sinal transmitido. Ele recebe um sinal em uma determinada frequência, depois o amplifica e retransmite. Amplificando o sinal, um repetidor aumenta a faixa de transmissão do sinal original.

Uma ponte é um tipo de dispositivo de rede de computador que fornece interconexão com outras redes de ponte que usam o mesmo protocolo.


Os dispositivos de ponte funcionam na camada de enlace de dados do modelo Open System Interconnect (OSI), conectando duas redes diferentes e fornecendo comunicação entre elas. Pontes são semelhantes a repetidores e hubs, pois transmitem dados para todos os nós. No entanto, as pontes mantém a tabela de endereços de controle de acesso à mídia (MAC) assim que descobrem novos segmentos, para que as transmissões subsequentes sejam enviadas apenas para o destinatário desejado, eles tem a capacidade de analisar o tráfego da rede e definir por qual segmento de rede o dado tem que trafegar.

Pontes também podem ser usados ​​para conectar segmentos de rede com fio para os fios . Estes são referidos como pontes de modo duplo , pois eles contêm Ethernet e Wi-Fi na mesma unidade


Os hubs são dispositivos concentradores, responsáveis por centralizar a distribuição dos quadros de dados em redes, ele permite que vários computadores se comuniquem entre si pela rede. Normalmente possuem oito ou dezesseis portas. O Hub opera na camada física do modelo Open System Interconnect (OSI).

Hubs são semelhantes a interruptores, mas não são tão "inteligentes". Enquanto os switches enviam dados para uma porta específica, os hubs transmitem todos os dados recebidos para todas as portas ativas. 

Resumindo o hub é um ponto de conexão comum para dispositivos em uma rede. Geralmente são utilizados para conectar segmentos de uma LAN (Local Área Network). Todo hub é um repetidor responsável por replicar, em todas as suas portas, as informações recebidas pelas máquinas da rede.


3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais