Buscar

ATIVIDADE 3 LABORATÓRIO DE REDES

Uma rede de computadores local (LAN) possui um grande segmento de rede. Essa empresa está localizada no ramo da educação e conta com um ambiente de rede exclusivo para os cursos de Computação, o qual os alunos têm acesso a todos os recursos e ferramentas e fazem testes na rede. Mas isso tem causado problemas em outros computadores que não são ligados ao curso de computação

Um problema recorrente é a degradação do desempenho da rede, o que tem incomodado o setor de administração da rede, que precisa de uma solução para o problema de broadcast, que é a propagação de um pacote de rede por toda a rede, diminuindo consideravelmente o desempenho dos computadores.

Para a resolução do problema, a faculdade decidiu investir na infraestrutura da rede. Para tanto, comprou alguns switches com VLAN. A equipe de TI da faculdade planejou e configurou os switches, para que os cursos de computação fiquem isolados do restante dos cursos.

No estudo dos switches, para realizar as melhores práticas de gerenciamento e configuração, viram que as VLANs, usando o protocolo VTP, poderiam ser a configuração necessária nesse momento, e então colocaram o plano em prática, mas, antes, apresentaram um projeto técnico para a direção da faculdade. Após apresentar o projeto de rede local virtual, que utiliza conceitos de VLAN em sua infraestrutura de rede, foi indagado, por um dos diretores a responder o seguinte questionamento: Qual a importância da VLAN com VTP para a interligação de segmentos de rede?


💡 5 Respostas

User badge image

Átila Gonçalves

O VTP é um protocolo da camada 2 utilizado para manter a configuração de VLANs consistentes em uma rede. O VTP é responsável por gerenciar as VLANs, criando, apagando e renomeando as VLANS existentes na rede.Em uma rede de switches sem o protocolo VTP o administrador de redes deverá manualmente fazer a criação de VLANs em cada um dos switches da rede. O que, dependendo do número de equipamentos e VLANs, pode se tornar uma atividade muito trabalhosa. Além do mais, com uma grande quantidade de configurações necessárias fica mais suscetível o aparecimento de erros na configuração ou erro humano na hora de inserir essas configurações nos equipamentos.Já com o VTP esse trabalho é reduzido considerávelmente, pois o administrador entrará com as informações em um único swtich, no VTP Server, que terá a função de distribuir e sincronizar essas informações para os outros switches da rede. Além da redução do trabalho esse método evita erros de configuração, uma vez que toda a parte da configuração de criação das VLANs pode ser realizada apenas no switch VTP Server.
14
Dislike0
User badge image

Guilherme Fiuza

O VTP reduz a administração em uma rede comutada, ou seja, ele é responsável criando, apagando e renomeando as vlans existentes na rede, Podemos Dizer que o VTP é um protocolo da camada 2, O Vtp utiliza para manter as configurações de VLANS para manter a consistências em uma rede.


O VTP é distribuído por meio de todos os switchs do domínio, caso você não tenha uma protocolo VTP o administrador da rede fica responsável por sempre fazer as novas configurações, sendo assim podendo gerar erros humanos e realizar atividades mais trabalhosas.


Utilizando O VTP torna-se o trabalho mais prática e sutil, o administrador da rede apenas ira entrar com a configuração em um único switch (VTP SERVER) e ele tera a função de distribuir e sincronizar as informações para os outros switchs na rede, assim reduzindo o trabalho e evitando erros de configurações para a rede.



9
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais