Buscar

Parada para a Prática – Aula 03 - Cálculos Atuarial

Pergunta 1 (0.2 pontos)

 








Observe atentamente a pirâmide etária a seguir:

 

Fonte: IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa nacional por amostra de domicílios Contínua (PNAD Contínua). Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/9171-pesquisa-nacional-por-amostra-de-domicilios-continua-mensal.html>. Acesso em: 24 jul. 2019.

 

As pirâmides etárias são formas pictóricas de representar aspectos demográficos de uma dada população. Na imagem anterior, podemos observar a projeção da população do estado de São Paulo para 2060. Considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).

 

I. ( ) As pirâmides etárias são gráficos que representam o quanto a população de uma região cresceu ou decresceu num determinado intervalo de tempo.

II. ( ) A base da pirâmide etária representa a população mais jovem da região considerada. Assim, se com o passar do tempo esta base diminuir quando comparada com o corpo da pirâmide, isso é um indicativo de que a população está envelhecendo.

III. ( ) O topo da pirâmide etária representa a população mais idosa. Desse modo, se o topo aumentar com o passar do tempo em relação às outras partes da pirâmide, isso significa que o país terá um sistema previdenciário cada vez mais equilibrado e sólido.

IV. ( ) O tronco da pirâmide etária é onde se concentra a maior camada da população ativa. Essa é a parte da pirâmide que exige maior atenção no caso de eventuais mudanças pelo fato de ser a massa ativa a responsável por sustentar o regime previdenciário, permitindo seu equilíbrio.

 

A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Opções de pergunta 1:


a) 

V, V, F, V.


b) 

V, F, V, V.


c) 

V, V, F, F.


d) 

F, F, V, V.


e) 

F, V, V, F.

Pergunta 2 (0.2 pontos)

 








Leia atentamente o excerto a seguir:

 

"A regra geral considerada é que estão vinculados a esse regime todos os trabalhadores que exerçam atividade remunerada e que, simultaneamente, não estejam filiados a regime próprio de previdência (...)."

DONADON, J.; MONTENEGRO, D. P. O regime geral de previdência social. 

InPrevidência social: reflexões e desafios. 1. ed. Brasília, DF: MPAS, 2009. v. 30. (Coleção Previdência Social – Série Estudos).

 

O trecho anterior faz parte de um estudo sobre o Regime Geral da Previdência Social publicado pelo Ministério da Previdência e Assistência Social. A partir da leitura do texto e considerando os conteúdos estudados no livro da disciplina, podemos afirmar que:

Opções de pergunta 2:


a) 

o trecho destaca o caráter facultativo da participação no regime de previdência de trabalhadores em situação formal e assegura a possibilidade de escolha de apenas um regime público.


b) 

o trecho apenas aborda o modo de participação do trabalhador ao regime de previdência, sem fazer menção a nenhum tipo de restrição.


c) 

o excerto destaca que todo trabalhador – formal ou informal – pode escolher o tipo de regime público de previdência ao qual deseja aderir.


d) 

o trecho aborda a participação no regime de previdência de trabalhadores em situação formal que, caso optem, podem participar, ao mesmo tempo, de outro regime previdenciário público.


e) 

o excerto destaca o caráter compulsório de adesão ao regime geral de previdência social por todo trabalhador em situação formal de trabalho. Além disso, alude ao fato da não permissão de participação em dois regimes de previdência públicos.

Pergunta 3 (0.2 pontos)

 








Leia atentamente o trecho a seguir:

 

"Parágrafo I – Plano Privado de Assistência à Saúde: prestação continuada de serviços ou cobertura de custos assistenciais a preço pré ou pós-estabelecido, por prazo indeterminado, com a finalidade de garantir, sem limite financeiro, a assistência à saúde, pela faculdade de acesso e atendimento por profissionais ou serviços de saúde, livremente escolhidos, integrantes ou não de rede credenciada, contratada ou referenciada, visando a assistência médica, hospitalar e odontológica, a ser paga integral ou parcialmente às expensas da operadora contratada, mediante reembolso ou pagamento direto ao prestador, por conta e ordem do consumidor."

BRASIL. Lei n. 9.956, de 3 de junho de 1998. Diário Oficial, Poder Legislativo, 4 de maio de 1998. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9656.htm>. Acesso em: 06/08/2019.

 

As operadoras de saúde suplementar no Brasil foram autorizadas a comercializarem seus planos a partir da regulação dada pela Lei 9.956/98. Considerando o trecho anterior e os conteúdos estudados, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).

 

I. ( ) Os planos de saúde suplementar são regulamentados pela Lei 9.956/98 e estão subordinados à Agência Nacional de Saúde (ANS), que é responsável pela fiscalização do oferecimento dos serviços.

II. ( ) Os planos de saúde suplementar possuem um período de carência para o oferecimento de determinados serviços, e seus valores são regulamentados pela ANS.

III. ( ) Os planos de saúde suplementar são comercializados por operadoras com CNPJ e podem oferecer, segundo critérios próprios, atendimento em rede hospitalar e em caso de disponibilidade.

IV. ( ) O plano de saúde suplementar pode ser considerado como uma modalidade de seguro, o qual possui prêmio a ser pago mensalmente de acordo com critérios de modelagem previamente estabelecidos.

 

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Opções de pergunta 3:


a) 

V, F, V, F.


b) 

F, V, F, V.


c) 

V, V, F, F.


d) 

V, F, F, V.


e) 

F, V, V, F.

Pergunta 4 (0.2 pontos)

 








Leia o excerto a seguir, extraído de uma cartilha lançada pelo Ministério da Previdência Social sobre os planos de previdência complementar:

"O Regime de Previdência Complementar – RPC, integrante do Sistema de Previdência Social, apresenta-se como uma das formas de proteção ao trabalhador brasileiro. É desvinculado do Regime Geral de Previdência Social e facultativo (...)."

BRASIL. Secretaria de Políticas de Previdência Complementar. 

Cartilha Previdência Complementar: o futuro começa agora! Brasília, DF, 2011. Disponível em http://sa.previdencia.gov.br/site/arquivos/office/3_110824-163612-814.pdf. Acesso em: 06/08/2019.

 

Os planos de previdência privada estão a cada novo ano tomando mais espaço no varejo de seguros do Brasil. Nesse sentido, o Ministério da Previdência, por meio da Secretaria de Políticas de Previdência Complementar, lançou em 2011 uma cartilha com o objetivo de informar à sociedade brasileira sobre essa forma alternativa de previdência. Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados, podemos afirmar que:

Opções de pergunta 4:


a) 

uma vez que se fez um plano de previdência privada, os valores investidos permanecem retidos durante todo o prazo estabelecido, mesmo nos casos de necessidade financeira.


b) 

a previdência complementar é apresentada no trecho citado como uma forma de proteção por se tratar de um regime que possui contribuições da União, estados federativos e municípios.


c) 

a previdência complementar atua como uma poupança a longo prazo com juros sempre fixados pela agência reguladora do governo, sem, entretanto, abranger aposentadorias.


d) 

a adesão ao regime de previdência complementar é alternativa ao regime geral, sendo na legislação atual facultativo ao trabalhador optar por aquele que mais lhe interessar.


e) 

a previdência privada é um tipo de plano previdenciário facultativo, no qual o aderente irá contribuir de modo individual e em regime de capitalização.

Pergunta 5 (0.2 pontos)

 








Leia atentamente o excerto a seguir extraído da Constituição Federal de 1988:

"Art. 201. A previdência social será organizada sob a forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial, e atenderá, nos termos da lei, a:

 

I – Cobertura dos eventos de doença, invalidez, morte e idade avançada;

II – Proteção à maternidade, especialmente à gestante;

III – Proteção ao trabalhador em situação de desemprego involuntário;

IV – Salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de baixa renda;

V – Pensão por morte do segurado, homem ou mulher, ao cônjuge ou companheiro e dependentes, observado o disposto no § 2º."

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão nº 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais nº 186/2008. Brasília, DF: Senado Federal; Coordenação de Edições Técnicas, 2016. Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf>. Acesso em: 07/10/2019.

 

O trecho citado foi retirado do artigo 201 da Constituição Federal do Brasil e trata dos objetivos do sistema de previdência social. Considerando o trecho anterior e os conteúdos estudados no livro da disciplina, podemos afirmar que:

Opções de pergunta 5:


a) 

o regime de previdência social é um sistema de contribuições facultativas que inviabiliza a obtenção de pensão aos trabalhadores em caso de morte ou invalidez, sendo necessária a adesão a um sistema de previdência complementar.


b) 

o regime de Previdência e Assistência Social público apresenta financiamento integral pela União, dispensando a necessidade de contribuição do trabalhador.


c) 

o regime de previdência social público tem como um de seus objetivos promover a distribuição de renda e assegurar, para todos os trabalhadores, o direito de pensão e aposentadoria em caso de morte ou invalidez comprovados.


d) 

o regime de Previdência e Assistência Social público é financiado pela União, estados, municípios e Distrito Federal, sendo de caráter optativo por parte do trabalhador.


e) 

o regime de Previdência e Assistência Social público foi criado com o intuito de capitalizar recursos para o Tesouro Nacional e, assim, promover maior distribuição de renda entre os trabalhadores.


💡 2 Respostas

User badge image

empilhamaq peças e serviços

pergunta 01 - Resposta V, V, F, V.

0
Dislike0
User badge image

empilhamaq peças e serviços

pergunta 4 - Resposta -

e) a previdência privada é um tipo de plano previdenciário facultativo, no qual o aderente irá contribuir de modo individual e em regime de capitalização.


0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais