Buscar

Qual a melhor forma de gestão?

💡 1 Resposta

User badge image

Adriano da Silva

Tipos de gestão: Conheça os 6 principais

Existem hoje, 6 tipos de gestão que são considerados como as principais formas de gerenciamento.

1.Gestão democrática

a gestão democrática é um modelo onde colaboradores podem contribuir com as tomadas de decisões. Esse é o modelo que fornece maior chance de engajamento de funcionários, porém, tende a ser perigosa. 

Caso não haja consenso, esse tipo de gestão pode gerar atritos dentro da equipe e atrasar progressos da empresa como um todo. Profissionais que não possuem habilidade de comunicação, não devem aplicar a gestão democrática. 

2. Gestão Meritocrática

Esse modelo é baseado na meritocracia. Os gestores escolhem como foco principal, os colaboradores com maior performance e desempenho. 

O ponto positivo desse modelo é que toda equipe pode se tornar mais engajada, uma vez que sabem que o reconhecimento depende apenas do próprio desempenho. Já o ponto negativo, é que esse modelo pode criar um ambiente competitivo, podendo afetar as relações dentro da equipe, uma vez que nem todos sabem lidar com competição no ambiente de trabalho.

3.Gestão com foco nos resultados

Nesse tipo de gestão, o que importa é o resultado final. Não há nenhum tipo de base em fórmulas e a maneira adotada para alcançar as metas fica em segundo plano. 

O foco em resultados é ideal para empresas que necessitam de soluções rápidas, uma vez que o foco são as metas e não planejamentos de longo prazo.

4. Gestão com foco em processos

Esse tipo de gestão tem como foco metodologias e processos, buscando sempre a perfeição e aprimoramento de execuções. O lado positivo desse modelo é que os resultados são mais duradouros. 

5.Gestão autoritária

Esse é o tipo de gestão mais contraditório existente no mercado, uma vez que a figura central do processo é o gestor. Esse modelo tem lados positivos e negativos. 

O lado negativo é que a equipe quase não tem voz, e o gestor é o responsável por tomar todas as decisões. No entanto, o lado positivo, é visto por profissionais que enxergam nesse modelo que o gestor ao ser autoritário, blinda a equipe, dando respaldo a todos. 

Esse tipo de gestão precisa ser baseada em diálogo e carisma, para que todos aceitem opiniões e decisões do gestor. 

6.Gestão por cadeia de valor

Esse tipo de gestão exige pesquisa de mercado e necessidade assertiva de atendimento às necessidades do cliente. Nesse caso, a empresa possui profissionais adequados para compreender e construir estratégias com base nas expectativas do cliente.

Dessa forma, o gestor tem como meta organizar a equipe para executar tarefas baseadas no que o cliente quer e no que de lhe agradar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais