Buscar

A Pulsoterapia

A Pulsoterapia (PT) é um tipo de terapia indicada para o tratamento de doenças crônicas autoimunes, em crianças e adultos, como Esclerose Múltipla, Lúpus Eritematoso Sistêmico, dentre outras. A terapia consiste na administração de doses elevadas de corticosteroide por via endovenosa, durante um curto período de tempo, dividida em sessões, chamadas de pulsos. Em adultos, por exemplo, a sessão de PT leva cerca de duas a três horas, durante três ou cinco dias, de acordo com a prescrição médica. Quais as vantagens da PT, comparativamente à terapia prolongada com corticoides? Quais condições dos pacientes deverão ser monitoradas durante a realização da PT com corticoides? Por que se indica o desmame com corticoides em tratamentos prolongados? Indique uma vantagem terapêutica, suportada na literatura, dos corticoides no controle de quadros severos da COVID-19? 

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A pulsoterapia é um tipo de terapia indicada para o tratamento de doenças crônicas autoimunes, como Esclerose Múltipla e Lúpus Eritematoso Sistêmico. Ela consiste na administração de doses elevadas de corticosteroides por via endovenosa, durante um curto período de tempo, dividida em sessões chamadas de pulsos. As vantagens da pulsoterapia, comparativamente à terapia prolongada com corticoides, incluem uma resposta mais rápida ao tratamento, redução dos efeitos colaterais associados ao uso prolongado de corticosteroides e a possibilidade de interrupção do tratamento após um período determinado. Durante a realização da pulsoterapia com corticoides, é importante monitorar as condições dos pacientes, como pressão arterial, glicemia, eletrólitos séricos e função renal, devido aos possíveis efeitos adversos dos corticosteroides. O desmame com corticoides é indicado em tratamentos prolongados para evitar a supressão da função adrenal, que pode ocorrer após o uso prolongado de corticosteroides. O desmame consiste em reduzir gradualmente a dose de corticoides, permitindo que o organismo se adapte e retome a produção normal de cortisol. Uma vantagem terapêutica dos corticoides no controle de quadros severos da COVID-19, suportada na literatura, é a redução da resposta inflamatória exagerada que pode ocorrer em casos graves da doença. Os corticoides têm sido utilizados para reduzir a inflamação nos pulmões e melhorar os desfechos clínicos em pacientes com COVID-19 grave.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais