Buscar

Psicologia

PERGUNTA 4


  1. A construção do entendimento ampliado de saúde e doença, como parte de um processo de determinação social, é algo relativamente recente no nosso país, que ganhou maior notoriedade após a Constituição de 1988 e o estabelecimento das leis orgânicas da saúde: 8.080/90 e 8.142/90. Na lei 8.080/90, artigo 3º consta que “Os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do País, tendo a saúde como determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.”
  2. BRASIL. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União: Brasília, 19 set. 1990.
  3. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm. Acesso em: 8 jun. 2020.
  4. Diante do exposto, analise as opções a seguir.
  5. I. Determinantes Sociais de Saúde são as condições sociais em que as pessoas vivem e trabalham, traduzindo-se nos modos de levar a vida.
  6. II. As condições correlacionadas ao ciclo de vida: nascer, crescer e envelhecer em comunidade, são situações que dizem respeito aos determinantes de saúde.
  7. III. As relações sociais estabelecidas entre os sujeitos, no que diz respeito à construção e interação consigo e com os outros, não são fatores importantes a serem considerados.
  8. IV. Alimentação, moradia, condições sanitárias, meio ambiente, renda, educação, atividade física, transporte, lazer, são importantes fatores a serem considerados dentro do contexto dos Determinantes Sociais de Saúde.
  9. Está correto o que se afirma em:
  10.  
  11. ~ Resposta correta: os Determinantes Sociais de Saúde (DSS) são todas as relações complexas que se estabelecem na construção do ser. Desse modo, estamos lidando também com aspectos intersubjetivos, portanto, mesmo que os DSS façam parte do campo científico e racional, deve-se considerar as peculiaridades e especificidades dos sujeitos e comunidade.
  12. I, II e IV.I, II, III e IV.II e III.II, III e IV.I e IV.
  13.  
  14. Título: Determinantes de Saúde e equidade

1 pontos  

PERGUNTA 5


  1. Vigiar: verbo transitivo direto. Estar atento a; observar atentamente. Observar oculta ou secretamente; espreitar. Cuidar atenciosamente; olhar por; velar. Estar atento ou desperto. Fazer a verificação de; controlar, fiscalizar. Ficar de guarda, de sentinela; estar alerta. Estar ou ficar prevenido; acautelar-se, precaver-se.
  2. DICIONÁRIO Brasileiro da Língua Portuguesa. MICHAELIS , 2020. Disponível em:
  3. https://michaelis.uol.com.br/palavra/4bqam/vigiar/ . Acesso em: 7 jun. 2020.
  4. Levando em consideração a Vigilância em Saúde, analise as alternativas a seguir e identifique a opção correta.
  5. A Vigilância em Saúde é compreendida como uma forma de monitorar, acompanhar e identificar situações relacionadas a doenças e possíveis agravos, individuais ou coletivas.A abordagem em grupo, vendo de forma geral e não específica, é uma das maiores peculiaridades da Vigilância em Saúde.
  6.  
  7. Título: Determinantes de saúde aplicadosA abordagem individual é a principal característica da Vigilância em Saúde, pois o caráter subjetivo e peculiar de cada ser é levado em consideração.As demandas da Vigilância em Saúde se centram em práticas individuais, detendo-se as atividades curativistas.A Vigilância em Saúde compreende a intervenção de forma não participativa nas atividades e necessidades da população.

1 pontos  

PERGUNTA 6


  1. Entende-se Epidemiologia como o estudo dos fatores que determinam a periodicidade e a distribuição das doenças nos grupos humanos. Enquanto a clínica se empenha no estudo da doença no indivíduo, examinando cada caso, a epidemiologia se dedica aos problemas de saúde em grupos de pessoas.
  2. MONTILLA, D. E. R.  Noções básicas da epidemiologia . In: BORGES, A. P. A.; COIMBRA, A. M. C. (org.). Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa. Rio de Janeiro: Fiocruz/ENSP/EAD; 2008. p.135-148. 
  3. Entre as alternativas a seguir, identifique a alternativa que melhor descreve a Vigilância Epidemiológica.
  4. Refere-se aos procedimentos de cobrança dos tributos não pagos, iniciando por via administrativa e indo até à inscrição do correspondente crédito tributário em dívida ativa, da qual procede-se à emissão do título executivo extrajudicial denominado Certidão de Dívida Ativa, o que faz iniciar a fase de cobrança judicial.Refere-se ao conjunto de intervenções com foco individual, coletivo ou ambiental responsável pela atuação sobre os Determinantes Sociais de Saúde.
  5.  
  6. Título: Ações da Vigilância em SaúdeÉ a coleta de dados ambientais, no que diz respeito a atividades prévias ou pós intervenções no meio ambiente.É qualquer associação de indivíduos que se relacionam a fim de conseguir objetivos comuns por meio do próprio grupo social.Refere-se a vigilância relacionada ao controle de doenças transmissíveis e não transmissíveis, assim como os agravos e atenuantes de situações de saúde.

1 pontos  

PERGUNTA 7


  1. Determinantes sociais são compreendidos como fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população. Tais fatores de risco influenciam nos riscos e vulnerabilidades que estão imersos quanto indivíduos e coletividades.
  2. BUSS, P. M.; PELLEGRINI FILHO, A. A saúde e seus determinantes sociais. Physis , Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, p. 77-93, 2007.
  3. Qual alternativa a seguir corresponde a um determinante social da saúde?
  4. Grau de inclusão social e educação.Cor do cabelo e olhos.Fatores biológicos.Cor da pele.Interações hormonais.
  5.  
  6.  

1 pontos  

PERGUNTA 8


  1. O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), tem a função de coordenar o Programa Nacional de Imunizações (PNI) e programas de prevenção e controle de doenças transmissíveis de relevância nacional, como AIDS, dengue, malária, hepatites virais, doenças imunopreveníveis, leishmaniose, hanseníase e tuberculose.
  2. BRASIL. Secretaria de Vigilância em  Saúde . Ministério da Saúde , [ s. l. ], 2020. Disponível em: https://www.saude.gov.br/secretaria-svs . Acesso em: 1 jun. 2020.
  3. Sobre a Vigilância em Saúde, analise as opções a seguir.
  4. I. A Vigilância em Saúde está paralelamente relacionada ao processo saúde-doença presentes em época e contexto que se passa.
  5. II. A Vigilância em Saúde pode ser definida de forma específica pela função de observar a relação dos pacientes contaminados e não contaminados, assim como os agravos e fatores de risco.
  6. III. A observação de forma sistematizada dos contatos de doentes, com intuito de acompanhar os eventos à saúde e fatores secundários, podem ser compreendidas como finalidades da vigilância em saúde.
  7. IV. A Vigilância em Saúde não busca a observação da distribuição, tendências e distribuição de doenças por meio de coleta, processamento, consolidação e divulgação de informes de morbidade e mortalidade.
  8. Está correto o que se afirma em:
  9. I, II e IV.I, II e III.II e III.II, III e IV.
  10.  
  11. Título: Vigilância EpidemiológicaI e IV.

1 pontos  

PERGUNTA 9


  1. Equidade consiste na adaptação da regra existente à situação concreta, em que se observa e compreende as necessidades de forma isolada e específica, possibilitando construções e intervenções de acordo com o que se precisa e onde se quer chegar. É dar mais a quem mais precisa, moldar-se ao outro e aos seus objetivos. Ela é uma forma de se aplicar o direito, mas sendo o mais próximo possível do justo para as partes.
  2. CARRAPATO, P; CORREIA, P; GARCIA, B. Determinante da saúde no Brasil: a procura da equidade na saúde. Saúde e Sociedade , São Paulo, v. 26, n. 3, p. 676-689, set. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902017000300676&lng=en&nrm=iso . Acesso em: 26 maio 2020.
  3. Sobre as discussões e inter-relações entre equidade e Determinantes Sociais de Saúde, identifique a alternativa correta.
  4. As pesquisas sobre iniquidades em saúde, heterogeneidade, questões ambientais e geográficas são pontos importantes na investigação dos Determinantes Sociais de Saúde.Fatores como economia e política não desempenham papel importante na capacidade de moldar os determinantes de saúde.Os determinantes sociais buscam, de forma lógica e sistêmica, reduzir as iniquidades em saúde, interferindo negativamente na compreensão dos valores construídos.As desigualdades sociais não têm influência na determinação das desigualdades de saúde entre os diferentes grupos populacionais.Com a fiscalização em saúde punitiva, pretende-se melhorar a qualidade de vida, o bem-estar e promover o desenvolvimento e o alcance de metas de saúde.
  5.  
  6. Título: Informação em Saúde

1 pontos  

PERGUNTA 10


  1. Leia o trecho a seguir.
  2. “O termo informação, segundo o dicionário Houaiss, tem, entre outras acepções, as seguintes: a) comunicação ou recepção de um conhecimento ou juízo; b) o conhecimento obtido por meio de investigação ou instrução; esclarecimento, explicação, indicação, comunicação, informe; c) acontecimento ou fato de interesse geral tornado do conhecimento público ao ser divulgado pelos meios de comunicação; notícia; d) conjunto de atividades que têm por objetivo a coleta, o tratamento e a difusão de notícias junto ao público; e e) conjunto de conhecimentos reunidos sobre determinado assunto.”
  3. MUNCK, A. B.; MORENO, C. M.; COELI, S.  Informação em saúde . Dicionário da Educação Profissional em Saúde . Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/infsau.html . Acesso em: 1 jun. 2020.
  4. Sobre a informação e os Sistemas de Informação em Saúde, analise as opções a seguir.
  5. I. A informação pode funcionar como uma forma de diminuir as incertezas sobre determinada patologia, viabilizando a tomada de decisão por profissionais e gestores.
  6. II. A informação atua em um processo de reflexão, avaliação e tomada de decisões para se superar determinada situação de saúde.
  7. III. A aplicabilidade das informações em saúde acontece por meio das informações epidemiológicas e da gestão dos serviços de saúde, não tendo relação com a consolidação nos Sistemas de Informação em Saúde.
  8. IV. Os dados sobre saúde, como o número de casos de pessoas acometidas por uma doença, quantidade de óbitos, nascidos vivos ou reposta a um determinado tratamento, são consolidados e integrados em Sistemas de Informação.
  9. Está correto o que se afirma em:
  10. I, II e IV.I, II, III e IV.
  11.  
  12. Título: Modelo de Dahlgren e WhiteheadI, II e III.II, III e IV.II e IV.

1 pontos  



Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais