Buscar

Cite 3 vias de administração enteral, explicando suas vantagens e desvantagens.

💡 4 Respostas

User badge image

Farmácia

As 3 vias administradas são: Oral, Sublingual e Retal

VANTAGENS: Preserva a integridade da mucosa intestinal, função imune, atenua a resposta inflamatória sistêmica, reduz a incidência de complicações infecciosas no paciente gravemente doente quando indicada precocemente. É mais fisiológico (mantém o TGI ativo), é mais barata que a nutrição parenteral (mais acessível), e está associada com menores taxas de complicações infecciosas e metabólicas

DESVANTAGENS: Necessita um TGI (trato gastrointestinal) íntegro ou pouco comprometido, contra indicada se há instabilidade hemodinâmica, obstrução intestinal, peritonite severa, sangramento digestivo maciço ou anastomose intestinal recente.

2
Dislike0
User badge image

Erica Borela

via enteral é a via mais utilizada, por apresentar características como a segurança, economia, além da facilidade de administração e não causar dor é contraindicadas para pacientes que apresentam náuseas, vômitos, desacordados ou com dificuldade de deglutição, como crianças menores. Possuem também a capacidade de identificação pelo paciente, por apresentar diferentes formas e cores. Comprimidos, drágeas, cápsulas, xaropes, suspensões e elixires são algumas das formas farmacêuticas empregadas nesta via de administração. Sofrem absorção intestinal e estomacal, principalmente.

Via sublingual são medicamentos geralmente administrados em situações de emergência, que requer rápida ação, pois são rapidamente absorvidos através da mucosa sublingual. Apresentam-se em comprimidos ou gotas, sendo colocados sob a língua, devendo permanecer no local até a sua completa absorção. Exemplos de sua aplicação são casos de hipertensão ou infarto cardíaco.

Via retal São utilizados quando há contraindicação da administração pela via oral. Compreende as formas de supositórios, podendo exercer efeito local ou sistêmico, dependendo da formulação. Também são utilizados por esta via os enemas.

2
Dislike0
User badge image

Julia Ariozi

Via oral, sublingual e retal.

Oral

-Vantagem: é um método mais seguro, pois em casos de intoxicação ainda é possível reverte-la, é mais econômico e cômodo para paciente também, além de não ser uma forma invasiva de administração.

-Desvantagem: sofre efeito de primeira passagem, alguns fármacos possuem absorção limitada ou incerta, dificuldade de fracionar o medicamento, além do paladar desagradável de alguns.

Sublingual:

-Vantagem: Metabolismo mais rápido pelo fato da drenagem venosa da boca dirige-se direto para a veia cava superior, desviando da circulação porta-hepática e fazendo com que o medicamento não sofra efeito de primeira passagem, fácil administração, baixo custo financeiro.

-Desvantagem: Seu efeito ocorre de uma forma mais rápida, sendo mais complicado reverter casos de intoxicação e não são todos os medicamentos que podem ser administrados dessa forma, possuem um número de medicamentos reduzidos para essa administração

Retal:

-Vantagem: Podem ter efeito local ou sistêmico, possui rápida absorção

-Desvantagem: Pode ocorrer irritação no local. a absorção pode ser irregular ou incompleta, além de ser uma via de administração desconfortável para o paciente

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais