Buscar

UAM - AV 1 PROJETO IMPRESSOS 2/2020

Um grid constitui-se por uma série de linhas e planos que formam as relações de espaço e alinhamento, servindo como um guia para a distribuição de elementos visuais em um layout a ser elaborado dentro de um determinado formato de página.

Assim como as cores e a tipografia, o grid faz parte de um conjunto de escolhas necessário para se construir a personalidade de um projeto.

Dessa forma, como o grid pode colaborar na construção de uma identidade visual de um projeto gráfico impresso?


💡 3 Respostas

User badge image

Sara Guedes

Um grid é uma coleção harmônica de elementos formados por linhas em diferentes direções (vertical, horizontal, diagonal ...), retângulos, quadrados, círculos e linhas duplas. Estes elementos fornecem uma estrutura visualmente coordenada para a criação de elementos. Pode ser aplicado para desenhar formas, textos, imagens, etc. Sua principal função é manter todas as informações organizadas dentro da estrutura. Depois de preparar essa estrutura, é ideal manter os padrões para todos os elementos relacionados a este projeto.

A utilização do sistema de "grid" pode tornar mais fácil e simples conceber a organização dos elementos gráficos do seu trabalho. Podemos determinar mais facilmente o processo de leitura que queremos que os leitores tenham. Isso nos ajuda a projetar em uma proporção harmoniosa, equilibrando o peso dos elementos gráficos do layout. Permite que se crie peças mais eficientes. Ajuda a localizar elementos com mais precisão.

O Grid é utilizado há muitos anos pelos melhores designers do mundo. É uma ferramenta auxiliar que nos ajuda a construir, posicionar elementos etc. A malha não limita, pelo contrário, ajuda a obter um melhor layout. É importante saber como usar diferentes fatores com moderação, como contraste, repetibilidade, etc. O designer criativo saberá como "quebrar a regra" para atingir seu objetivo de comunicação. O grid não limita nada, seja um site ou projeto de impressão, só precisa saber como usá-la e "quebrá-la" quando precisar.

Portanto a partir da analise apresentada percebe-se a importância desse fatores na construção de um projeto de impressão, e como ele agrega valor na arte final.

4
Dislike0
User badge image

Kelly Paes


 Como estudado, o Grid serve como guia para montar uma estrutura, na qual auxilia tanto na estética quanto na parte técnica, ele nos traz liberdade na hora da criação e não restrição. Para construímos a Identidade Visual de uma empresa, devemos levar em conta o conjunto todo, paleta de cores, tipografia, texturas, padrões e outros e por tanto o Grid se torna indispensável nesse momento, pois aplicando ele conseguiremos organizar os elementos nos ângulos certo e sempre teremos a referência para os seguintes projetos.

2
Dislike0
User badge image

Carina Castanho

 O Grid é uma “ferramenta” indispensável na hora de construir qualquer design, seja um desenho, um texto em uma mídia impressa, uma revista, um website. O Grid é o que torna tudo harmônico em uma criação, pois por mais que pareça desalinhado, existe o grid por trás mantendo tudo na mais perfeita proporção e organização.

O Grid não é o limitador, mas sim a régua que ajusta os pontos a terem ordem e formarem algo interessante aos olhos.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais