Buscar

Quais são as teorias da psicologia social ?

💡 2 Respostas

User badge image

Alisson Silva

Hoje em dia, a teoria da psicologia social tem recebido inúmeras críticas. Apontamos agora as principais: a) Baseia-se num método descritivo, ou seja, um método que se propõe a descrever aquilo que é observável, fatual. É uma psicologia que organiza e dá nome aos processos observáveis dos encontros sociais.
0
Dislike1
User badge image

Carlos Gregorio

A teoria da atribuição

A teoria da atribuição refere-se à explicação ou interpretação de certos eventos, pelo povo, e como esta explicação pode estar relacionada com o seu comportamento e pensamento. O fundador desta teoria foi Heider, 1958, obtidos através do estudo de como analisar o comportamento dos outros e tentou chegar a uma conclusão por isso sozinho.

A dissonância cognitiva

Festinger, em 1957, ele fundou a teoria da dissonância cognitiva, que estuda o comportamento das pessoas, quando apanhados entre dois pensamentos opostos em sua mente. Normalmente, eles são desconfortáveis ​​e tensos, porque você não pode fazer uma escolha, e então você observar uma mudança de comportamento.

Unidade Theory

De acordo com esta teoria, todos os organismos na Terra nascem com determinadas necessidades fisiológicas que devem ser cumpridas, após o que o corpo relaxa. No entanto, se estes requisitos não forem cumpridos, há tensão e desconforto do estado mental, que é conhecido como as "unidades". É devido a esta unidade, as pessoas trabalham para atingir seus objetivos, o que torna esta teoria uma perspectiva motivacional.

Modelagem de Probabilidade (ELM)

O ELM foi fundada em 1980 RE Petty e JT Cacioppo, e é conhecido por ser um modelo de persuasão. A maneira em que as aptidões particulares são formadas e mudou explicado. Há duas partes deste modelo, ou seja, a rua central, que lida com o raciocínio lógico e via periférica, incluindo julgamentos superficiais.

Psicologia Evolucionista

Esta teoria analisa as características fisiológicas de um indivíduo, tais como percepção, memória, linguagem, etc. Esses recursos têm evoluído ao longo do tempo e são conhecidos como as adaptações de indivíduos da natureza, para resolver os problemas ambientais rosto recorrente.

Aprendizagem por observação

Cada cérebro tem a capacidade de monitorar, armazenar e reproduzir certos padrões de comportamento que são executadas antes. Esta teoria é conhecida como aprendizagem por observação de que os indivíduos tendem a mostrar as características e comportamento que é semelhante a outros na sociedade.

Teoria da auto-percepção

Desenvolvido por Daryl Bem, os estados de percepção da teoria da auto que os indivíduos observar o seu comportamento, analisar a pensar no que poderia ter causado o comportamento e desenvolver uma atitude com base nesta conclusão.

A teoria da auto-verificação

De acordo com esta teoria, as pessoas têm um conjunto de crenças e sentimentos sobre si mesmos. Portanto, eles representam a si mesmos para o mundo, para que eles querem ser compreendido e conhecido, de acordo com seus próprios julgamentos.

Teoria da comparação social

Uma vez que esta teoria é muito auto-explicativo, fala sobre como lidar com os outros na sociedade e avaliar os seus próprios desejos. Esta teoria foi proposta por Leon Festinger, em 1954, o fundador da teoria da dissonância cognitiva.

Teoria Social do Exchange

Uma teoria que tem um exemplo em todos os relacionamentos, a teoria da troca social estabelece todos os relacionamentos são baseados em uma "análise custo-benefício." Quando as pessoas são socializadas na sociedade, não há troca de idéias e opiniões. É realizada uma análise colectiva do relacionamento, após a decisão é feita para ser rentável.

Teoria da identidade social teoria da identidade social />

Teoria da seletividade socioemocional

Laura Carstensen, propôs a teoria da seletividade socioemocional. Aqui, as pessoas estão se voltando, estabilidade emocional, a fixação de metas muito seletivo e participar de atividades significativas para acalmar suas mentes. Isso geralmente acontece com a idade, ea teoria também é considerado um ponto de vista motivacional.

Teoria justificação Sistema

Quando as pessoas ficam na defensiva em relação a si mesmos, seus grupos para proteger seu status quo, a teoria da justificação do sistema tiver sido cumprida. Eles tendem a ter atitudes e sentimentos de indemnização a favor de transformar as pessoas que não se importam.

Teoria Triangular do Amor

Amor Esta teoria foi proposta por Robert Sternberg, para explicar os relatórios baseados em três componentes. Esta é a intimidade, definida através de sentimentos como a proximidade, vínculo e apego. O próximo componente é a paixão, o que significa que a ligação emocional e sexual entre dois indivíduos. O último componente é chamado de compromisso, que prevê a partilha da vida com a pessoa em questão.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais