Buscar

disserte sobre a zona de desenvolvimento real, a zona de desenvolvimento potencial e a zona de desenvolvimento proximal.

Para Vygotsky, quanto mais a criança aprender, mais ela se desenvolverá. Neste sentido, o papel do professor seria o de interferir na zona de desenvolvimento proximal, provocando possíveis avanços que não aconteceriam de forma espontânea, transformando os conhecimentos prévios das crianças em conhecimentos científicos. A partir dessa informação, disserte sobre a zona de desenvolvimento real, a zona de desenvolvimento potencial e a zona de desenvolvimento proximal.

💡 1 Resposta

User badge image

Paulo Wesley

Nível de desenvolvimento real compreende o conjunto conhecimento consolidado, ou seja, aquilo que é capaz de resolver utilizando seu conhecimento de forma autônoma.

A zona de desenvolvimento potencial refere-se a um conceito desenvolvido pelo psicólogo Lev Vygotsky. O conceito refere-se à diferença entre a capacidade do aluno para executar uma tarefa de forma independente em relação com a execução da tarefa com orientação.

Zona de desenvolvimento proximal é um conceito central na Psicologia sociocultural ou sócio-histórica, formulado originalmente por Vygotsky, na década de 1920. A ZDP é descrita como a distância entre o nível de desenvolvimento real, determinado pela capacidade de resolver tarefas de forma independente, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado por desempenhos possíveis, com ajuda de adultos ou de colegas mais avançados ou mais experientes.  

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais