A maior rede de estudos do Brasil

qual é a resposta?

Com base no compromisso assumido para a convergência dos procedimentos contábeis adotados pelo Governo brasileiro aos padrões contábeis estabelecidos internacionalmente, por meio da publicação da Portaria MF n. 184 de 25 de agosto de 2008, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) foi autorizada a elaborar instrumentos que auxiliassem esse processo, destacando-se, entre eles, a instituição de um plano de contas padronizado nacionalmente, cuja proposta foi materializada no volume IV – Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, parte integrante do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público.

Fonte: MOURA, P. A. A.; LIMA, D. V.; FERREIRA, L. O. G. Plano de contas e convergência aos padrões internacionais: estudos comparativos entre propostas dos governos brasileiro e espanhol. Contabilidade, Gestão e Governança , [ s. l .], v. 5, n. 1 p. 3-16, jan./abr. 2012.

 

A utilização do PCASP é obrigatória para todos os órgãos e entidades da Administração Pública federal. Para os demais entes é:

Obrigatória a utilização para as contas de controle.Obrigatória a utilização para as contas de natureza patrimonial.Facultativa sua utilização integral.Facultativa sua utilização parcial.Obrigatória a utilização pa


1 resposta(s)

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes