Buscar

O parlamentarismo é um sistema de governo que pode ser sintetizado da seguinte forma:

Leva esse nome exatamente porque quem governa nesse regime ou sistema é o Parlamento, composto de representantes escolhidos pelo povo para deliberar e votar as leis de um país, tal qual no sistema presidencialista.


O Parlamento não pode ser dissolvido por convocação de eleições gerais pelo Executivo; há que se acrescentar também que, nesse sistema, o Banco Central é autônomo, a burocracia é profissionalizada e a política monetária e cambial deve ser estável.


Permanece intacto, atualmente, na Inglaterra e no Brasil, até por causa da tradição que se enfeixou em torno dele nesses países, existindo, portanto, tanto numa monarquia quanto numa república.


O governo se concentra no primeiro-ministro e em seu gabinete, composto por outros ministros, que, em última análise, são parlamentares, e o chefe de Estado é o presidente ou monarca, dependendo da forma de governo adotada, o qual possui determinadas funções de representação, principalmente internacional.


No parlamentarismo não há tripartição de poderes, pois a Justiça se opõe ao Parlamento, até porque, em um sistema parlamentarista puro, a Constituição não é rígida: se uma lei for considerada inconstitucional, o Parlamento pode alterar essa Constituição.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais