Buscar

Sobre os poderes da República e o presidencialismo enquanto sistema de governo, assinale a alternativa correta. a) O parlamentarismo é um sistema...

Sobre os poderes da República e o presidencialismo enquanto sistema de governo, assinale a alternativa correta.


a) O parlamentarismo é um sistema de governo que se distingue do presidencialismo pela forma como nele se delineia o Poder Executivo, restringindo todo o poder para si e mantendo-se no cargo enquanto obtiver a confiança da população.
b) A Constituição Federal indica que, em decorrência da doutrina da separação dos poderes, em nenhuma hipótese, o Presidente da República poderá ser julgado por um outro poder.
c) O Poder Executivo administra a res publica, legisla por meio de medidas provisórias e, no exercício de suas funções atípicas, julga o contencioso administrativo.
d) Compete privativamente à Câmara dos Deputados aprovar previamente, por voto, a escolha de magistrados, ministros do Tribunal de Contas da União e titulares de outros cargos que a lei determinar.

Essa pergunta também está no material:

CADERNO DE QUESTÕES
209 pág.

Conhecimentos Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de JaneiroFundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d) Compete privativamente à Câmara dos Deputados aprovar previamente, por voto, a escolha de magistrados, ministros do Tribunal de Contas da União e titulares de outros cargos que a lei determinar. A Constituição Federal de 1988 estabelece a separação dos poderes em Executivo, Legislativo e Judiciário. No presidencialismo, o Poder Executivo é exercido pelo Presidente da República, que é eleito pelo voto direto da população e tem funções como administrar a res publica e sancionar ou vetar projetos de lei aprovados pelo Legislativo. Já a letra a) está incorreta, pois no parlamentarismo o Poder Executivo é exercido pelo Primeiro-Ministro, que é escolhido pelo Parlamento e pode ser destituído a qualquer momento caso perca a confiança da maioria. A letra b) também está incorreta, pois o Presidente da República pode ser julgado por crimes comuns durante o exercício do mandato, desde que haja autorização da Câmara dos Deputados e do Supremo Tribunal Federal. Por fim, a letra c) está incorreta, pois o Poder Executivo não legisla por meio de medidas provisórias, mas sim pode editar essas medidas em casos de relevância e urgência, com força de lei, desde que sejam posteriormente aprovadas pelo Congresso Nacional. Além disso, o contencioso administrativo é julgado pelo Poder Judiciário, não pelo Executivo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais