Buscar

História do Pensamento Político e Econômico

Na história da Antiguidade, surgiram processos políticos fundamentais que são referência até hoje como a forma de República, os conceitos de Democracia e etc. A formatação desses regimes são tratados nas obras dos grandes filósofos da época como: Sócrates, Platão e Aristóteles.


Desde acordo com os pensamentos desses filósofos, assinale a alternativa correta:


Alternativas:


a)

No pensamento político, Platão criticava a democracia grega na época, onde os governantes agiam sempre em favor da coletividade, e as leis eram elaboradas para minimizar o sofrimento da população pobre.


b)

Como forma de dar sustentação para os governantes gregos em sua época, Platão elaborou o livro República no qual explanava que o regime ditatorial dos imperadores deveria se sobrepor à democracia como forma de manutenção de poder em uma época de muitas guerras.


c)

Aristóteles condenava o regime da escravidão na época da Antiguidade, sendo que em uma das suas obras seminais um dos meios para que a democracia grega tivesse um desenvolvimento para um sistema onde toda a população poderia sair beneficiada era com o fim do regime escravocrata.


d)

O estudo de Aristóteles intitulado Política é uma espécie de manual de estudo das cidades, por isso, tem como objeto o espaço público coletivo e autônomo chamado pólis.


Alternativa assinalada

e)

A Democracia foi uma forma de governo idealizada pelos imperadores Romanos, durante a antiguidade na Grécia esse regime não chegou a ser idealizado, visto que apenas a escravidão foi praticada na Grécia.

💡 3 Respostas

User badge image

Allan Griza

É correta a alternativa D, já que política, para Aristóteles, era o estudo da vida pública e das nossas relações sociais.

Aristóteles definia o ser humano como um "animal político", que necessariamente vivia em coletividade, vendo como coisa impossível a sobrevivência do homem isolado dos outros.

Por causa disto era necessário estudar a política para que esta vida em coletividade fosse a mais harmônica e adequada possível, favorecendo as liberdades dos cidadãos e combatendo as formas tirânicas de governar.


1
Dislike0
User badge image

Musica sem Direitos autorais

É correto a alternativa D

1
Dislike0
User badge image

lu dias

Letra D

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais