A maior rede de estudos do Brasil

analise morfologica

como analisar

Português

Escola Bom Jesus


3 resposta(s)

User badge image

Adriana Andrade

Há mais de um mês

Precisa ler muito!
Precisa ler muito!
User badge image

Josias Mendes

Há mais de um mês

morfologia ("morf(o)-" e "-logia" são provenientes do grego transliterado morphe que significa "forma" e logía que significa "estudo"[1]) trata de um modo geral do estudo da estrutura e formação das palavras.[2][3][4] Ao estudar morfologia, estudamos a formação de palavras através de elementos morfológicos (ou mórficos),[5] que são as unidades que formam uma palavra. Alguns elementos morfológicos são: radicaltemavogal temáticavogal ou consoante de ligaçãoafixodesinência (nominal ou verbal).

Em linguística, no nível de análise morfológica encontramos duas unidades formais: a palavra e o morfema. Uma das questões centrais no estudo da morfologia é decidir se a abordagem será pela perspectiva do morfema ou se a partir da palavra, da formação e da classificação das palavras. A peculiaridade da morfologia é estudar as palavras olhando para elas isoladamente e não dentro da sua participação na frase ou período. A Gramática tradicional fez opção clara pela abordagem a partir da perspectiva da palavra, tanto que a morfologia tradicional é centrada no estudo das classes de palavras. Alguns linguistas sugerem que a abordagem a partir dos morfemas é mais sensata, vistas as dificuldades da percepção da morfologia em algumas palavras. Apesar de em algumas situações serem mais perceptíveis.

User badge image

Isabel Freire

Há mais de um mês

A MORFOLOGIA TRATA DA CLASSE À QUAL PERTENCEM AS PALAVRAS. POR EXEMPLO: O MENINO: O TERMO " O " É UM ARTIGO; e o termo "menino" é um substantivo; Agora a função delas na frase por exemplo: Menino exerce a função de sujeito; e o termo "O" exerce a função de adjunto adnominal. Mas aí ja se trata da análise sintática.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes